PUB.

Descida do nível da água causa plantas aquáticas no Azibo que deixam banhistas desagradados

PUB.

Qua, 22/06/2022 - 09:03


A presença de algas na água das praias do Azibo, em Macedo de Cavaleiros, tem motivado algum desagrado a quem frequenta os espaços

Os deputados do PSD José Madalena e Maria José Moreno abordaram o assunto na reunião de Assembleia Municipal.

“Em plena época balnear, as águas junto às praias estão cobertas de plantas aquáticas, que tornam a experiência de um banho desagradável e até perigosa. A proliferação destas plantas pode comprometer a qualidade da água da albufeira”, referiu José Madalena.

“As nossas praias deparam-se com vários problemas, o espaço deixou de ser cuidado e com esta inércia damos espaço a que outras praias nos ultrapassem”, disse Maria José Moreno.

Questionado o presidente da câmara municipal de Macedo de Cavaleiros, explicou que está relacionado com a descida abrupta do nível da água, devido à seca. Benjamim Rodrigues assegura que a situação está a ser solucionada.

“Estamos a fazer a regularização do plano de água relativamente às plantas aquáticas nas zonas balneares, para não haver risco para as crianças nem para os adultos. São plantas que cresceram muito e podem dificultar a natação e locomoção. Tivemos que ter autorização da APA, porque são consideradas plantas endógenas, e como tal nós não podemos actuar sobre elas”, esclareceu o autarca.

A época balnear nas praias do Azibo arrancou no passado dia 16 e está aberta até 11 de Setembro.

Escrito por Onda Livre (CIR)