PUB.

Deputados do PSD de Bragança querem que região tenha cobertura de rede 5G

PUB.

Sex, 31/07/2020 - 09:14


Os deputados do PSD de Bragança receiam que grande parte da região possa ficar excluída da cobertura da rede 5G.

Segundo a resolução do conselho de ministros, de 7 de Fevereiro, já está aprovada a estratégia e calendarização da distribuição da quinta geração de comunicações móveis, mas apenas 90% do território nacional ficará dotado da rede 5G. A deputada Isabel Lopes espera que não seja a região a ficar de fora, como já aconteceu no passado com as comunicações móveis e a TDT.

“Temos tantas localidades do distrito sem acesso., viemos agora o problema que foi com as aulas à distância, vemos também pessoas que se querem fixar em certas zonas do nosso distrito e que não o podem fazer se não tiverem acesso a estes meios. Ficarmos sem essa cobertura é uma injustiça”, disse.

Em diversas audições parlamentares, têm sido interpelados os elementos do Governo com responsabilidade directa nesta matéria e, em Maio, a secretária de Estado da Valorização do Interior, Isabel Ferreira, respondeu que o 5G é uma medida que consta do programa de valorização do interior e que a cobertura vai ser de 99%. A deputada brigantina quer que os números sejam esclarecidos.

Isabel Lopes entende que a questão acerca da cobertura da rede 5G no território nacional tem de ficar clarificada e, caso a região fique prejudicada, considera ser indesculpável que a igualdade de oportunidades não seja efectivamente assegurada.

A questão foi agora colocada ao Ministro da Economia e da Transição Digital.

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Carina Alves