Danças Europeias no Festival Geada

PUB.

Ter, 28/12/2010 - 09:18


Está aí mais um festival que promete derreter o gelo em Miranda do Douro. O Geada 2010 traz este ano ao planalto Danças Europeias e Danças Mirandesas. Começa hoje e promete muita animação esta terceira edição.  

Ao longo de três dias está garantida a animação no Festival de Inverno de Cultura e Música Tradicional das Terras de Miranda.

De 28 a 30 de Dezembro, a proposta é um redescobrir de experiências e tradições do Planalto Mirandês.

Um festival que tem superado as expectativas.

“Temos procurado a interacção entre os jovens com animação pela parte histórica da cidade. O festival iniciou com grande força e é isso que nos leva a faze-lo mais uma vez” refere André Pires, da organização.

 

As oficinas de danças mirandesas e europeias vêm trazer ao festival um estímulo à interacção entre público e bandas.

“Estas danças vão ser inseridas durante os concertos e pretendemos que haja mais público e animação para dançarmos todos juntos” afirma.

 

Passando pela música, mas nunca esquecendo a língua mirandesa, o festival deste ano conta também com oficinas de escrita e oralidade.

“Desde o início que tentamos fazer o Geada de forma que as pessoas conheçam a cultura mirandesa através da interacção entre jovens e idosos” refere. Relativamente à língua mirandesa “tem sido a nossa maior força para realizar o festival”. “Tal como a música, a língua é um elemento fundamental que temos de dar a conhecer”.

 

Grupos como Galandum Galundaina, Sebastião Antunes, Karrossel, Ogham, Uxukalhus e Roncos do Diabo são os destaques do festival que promete derreter o gelo das Terras de Miranda.

A organização está a cargo dos Pauliteiros de Miranda do Douro e da Associação Recreativa da Juventude Mirandesa.

Escrito por CIR