PUB.

Crianças vigiadas na alimentação

PUB.

Sex, 17/10/2008 - 08:18


A sub-região de saúde de Bragança vai implementar um Programa de Vigilância Nutricional Infantil. O objectivo é combater os sinais de obesidade, tendo em conta que, no distrito de Bragança, 30% das crianças com 6 e 7 têm excesso de peso.  

Até agora, são apenas feitas algumas estimativas, através das consultas nos Centros de Saúde, que permitem apontar para 30%, o número de crianças que podem estar no limiar da obesidade.

Um número que tem, aliás, tendência para aumentar.

 

Por isso mesmo, César Valente, nutricionista da Sub-região de Saúde, salienta que o Programa de Vigilância vai permitir traçar o quadro da região e que “todas as crianças avaliadas que estejam fora dos parâmetros, os pais são convidados a levá-las aos centros de saúde”.

 

No ano passado, a sub-região fez uma avaliação nutricional da comida servida nas várias escolas do distrito de Bragança.

César Valente diz que houve algumas sugestões de alteração. “A alimentação escolar não está muito má, mas há sempre coisas a melhorar” salienta o responsável.

Uma supervisão de menu que vai ser realizada todos os anos.

 

Não há dados reais da dimensão da obesidade na região, mas o nutricionista revela números preocupantes. “Na faixa etária dos 6/7 anos já há cerca de 30% de crianças com peso ligeiramente acima”.

 

O Programa de Vigilância da Nutrição Infantil é realizado em parceria com a Plataforma contra a obesidade, da Direcção Geral de Saúde.