Construção da Casa Abrigo de Bragança já está concluída

PUB.

Qui, 11/03/2021 - 09:51


Já foram concluídas as obras da Casa Abrigo de Bragança, que terá 30 vagas disponíveis.

A nova valência, para receber vítimas de violência doméstica, deverá abrir este ano.

O projecto da Associação de Socorros Mútuos dos Artistas de Bragança (ASMAB) começou a ser desenvolvido há cerca de cinco anos e a construção começou há três. Faltam apenas as últimas burocracias para que comece a funcionar, adiantou o presidente desta IPSS, Alcídio Castanheira.

“Está pronta a funcionar. Neste momento, estamos em negociação com o Instituto de Segurança Social, no sentido de celebrar um acordo de cooperação”, explicou.

A ASMAB tem, desde 2018, um centro de acolhimento emergente, que tem nove vagas, e onde as vítimas podem permanecer entre 15 dias a um mês, no entanto, este projecto vai terminar no final deste ano.

A Casa Abrigo é uma resposta que vem preencher uma lacuna na região, já que há falta deste tipo de valência social de longa duração para vítimas.

“É uma resposta a nível nacional que também vem preencher uma lacuna a nível de Trás-os-Montes, já que apenas existe uma em Vila Real com cinco vagas”, referiu.

A construção desta Casa Abrigo de Bragança ultrapassou o valor de 1 milhão de euros e a ASMAB suportou 400 mil. Escrito por Brigantia.

Jornalista: 
Olga Telo Cordeiro