Confraria Ibérica da Castanha à conquista de França e Itália

PUB.

Seg, 05/07/2010 - 09:27


A Confraria Ibérica da Castanha quer alargar o seu âmbito de acção a outros países da União Europeia que não apenas Portugal e Espanha. A ideia foi defendida este fim-de-semana durante da assembleia-geral da confraria. A ideia é dar maior abrangência à sociedade. França e Itália podem ser os primeiros países a ser explorados.  

“O nosso objectivo, a nível europeu é sermos lideres e transformar Bragança na capital da castanha ao nível europeu” avança o Grão-mestre da Confraria Ibérica da Castanha, acrescentando que o alargamento a outros países passa por conquistar “confrades de países que têm sido representados, por vários oradores estrangeiros, em colóquios aqui organizados”.

“De França já temos. Agora temos de apostar na Itália” avança Gilberto Baptista. “São os países que nos interessam porque é onde está a qualidade máxima. São eles quem ganham mais dinheiro com a castanha porque lhe dão maior valor acrescentado” salienta.

 

Nesta assembleia defendeu-se também a ideia de organizar actividades fora da época do fruto.

Uma das ideias avançadas é a exploração de um novo conceito turístico através da realização de rotas do castanheiro em flor “para proporcionarmos alternativas a quem nos visita”. Para tal é preciso que “as rotas estejam sinalizadas e operacionais” alerta. “Nós lançamos esse desafio a quem tem poderes e meios para isso como é o caso das autarquias porque nós não temos meios para fazer a sinalética” explica.

 

Este fim-de-semana foram entronizados mais 15 novos confrades.

Escrito por Brigantia