PUB.

Ciclismo: Mais de 500 ciclistas rumam a Miranda do Douro para a 1ª Clássica Douro Internacional

PUB.

Qua, 21/09/2022 - 10:50


A 1ª Clássica Douro Internacional vai levar a Miranda do Douro mais de 500 ciclistas de 11 nacionalidades.

A prova está marcada para o próximo domingo, dia 25, e é muito mais que um evento desportivo. Segundo João Cabreira, organizador da clássica, a iniciativa promove os territórios e pretende trazer visitantes ao interior norte do país. “É uma prova aberta a toda a gente. Muitos vão para competir, outros vão para apreciar o que tem a região, para passar um dia diferente, para parar nos abastecimentos e degustar os sabores da região. Este é o objectivo, levar pessoas a uma região para conhecer o seu património material e imaterial, para depois voltarem”.

A 1ª Clássica Douro Internacional terá como cenário de fundo o Parque Douro Internacional. Os ciclistas vão percorrer os concelhos de Miranda do Douro, Vimioso e Mogadouro e várias localidades espanholas da província de Zamora. “A prova começa e termina em Miranda, passa pela encosta do Rio Douro, a barragem de Bemposta e Sendim, que é um ponto interessante. É em Sendim que se dividem os percursos, a longa vai em direcção a Vimioso e depois Miranda. A custa segue para Miranda depois de passar em Sendim”, explicou.

A prova começa e acaba em Miranda do Douro e tem duas alternativas de percurso: a Clássica Longa de 136 quilómetros e a Clássica Curta de 84 quilómetros.

Para a primeira edição estão confirmados 530 ciclistas de 11 nacionalidades. João Cabreira considera o número de inscritos bastante positivo. “É a primeira edição e é mais difícil colocá-la no terreno e, depois, devido aos custos e à inflação. As pessoas estão um pouco assustadas com o que vai acontecer e acabam por fazer contenção de despesas”.

A 1ª Clássica Douro Internacional está marcada para domingo, dia 25, com partida às 09h00 do Largo do Castelo em Miranda do Douro. A chegada dos primeiros participantes está prevista para as 11h30.

 

Jornalista: 
Susana Madureira