PUB.

Carrazeda de Ansiães é um dos concelhos apoiados pelo ICNF por causa dos incêndios do Verão passado

PUB.

Qui, 02/02/2023 - 10:04


O Instituto de Conservação da Natureza vai apoiar com quase sete milhões de euros mais de duas dezenas de municípios, de Norte a Sul do país, afetados pelos incêndios do passado verão

A maior parte dos contratos para recuperação das áreas ardidas foram assinados, ontem, em Murça, um dos concelhos do Norte com mais área ardida. O objetivo é acelerar o início dos trabalhos de estabilização de emergência nos afetados pelos incêndios do verão passado.

No Norte do país estão abrangidos os concelhos de Murça, Vila Real, Carrazeda de Ansiães, Mesão Frio, Valpaços, Vila Pouca de Aguiar e Peso da Régua.

O Secretário de Estado da Conservação da Natureza e Florestas, João Paulo Catarino, explica as obras que vão ser feitas com o apoio do Governo no montante de 6,9 milhões de euros. "As acções de estabilização de emergência têm a ver com a regularização e corte da madeira ardida, junto às linhas de água e rede viária, com a estabilização de emergência, para evitar derrocadas, escorrimentos superficiais. Tem a ver, essencilamente, com essas iniciativas que tem que ser tomadas agora, no pós incêndio, para se estabilizar, no fundo, a matéria orgânica e o solo".

João Paulo Catarino disse que outro objetivo é preparar as áreas ardidas para eventuais projetos de reflorestação. "Nós estamos completamente disponiveis. Há um conjunto de instrumentos financeiros, que hoje a Administração Central tem ao dispor dos municipios e proprietários, para novas intervenções, nomeadamente a arborizações, se se vierem a justificar. As câmara municipiais, juntamente com o ICNF, podem promover áreas integradas da gestão da paisagem, onde haverá financiamento a 100% para todas as intervenções subsequentes e, depois, com um apoio a 20 anos ao proprietário para manter essas áreas arborizadas".

Ao todo, o Ministério do Ambiente já disponibilizou 16 milhões de euros para apoiar os municípios portugueses afetados pelos incêndios do verão de 2022.

Depois dos concelhos afetados pelo grande incêndio da Serra da Estrela, mais 21 concelhos do país com áreas ardidas significativas no passado verão vão agora dispor de quase sete milhões de euros para trabalhos de estabilização dos terrenos.

Escrito por Rádio Ansiães (CIR)