PUB.

Campanha de avaliação de risco cardiovascular em Bragança

PUB.

Sex, 07/03/2008 - 09:55


A Associação de Hipertensos de Portugal vai estar amanhã em Bragança numa campanha de avaliação de risco cardiovascular. Trata-se de uma iniciativa que vai percorrer 18 cidades do país, sendo que amanhã é a vez de ser rastreada a população do Nordeste Transmontano. 

O objectivo é alertar as pessoas para o perigo da hipertensão não controlada e das consequências que ela pode ter, sobretudo quando está associada a outras doenças.Para além da avaliação dos valores há ainda a vantagem de poder obter conselhos e colocar dúvidas. Teresa Rodrigues, consultora científica da associação explica como se mede a hipertensão arterial e o risco cardiovascular. “Calcula-se avaliando não só a tensão arterial, que é avaliada no início do circuito, mas também o colesterol, a glicemia, a diabetes, o índice de massa corporal para detectar a obesidade, vê-se o perímetro abdominal, e depois volta-se a ver a tensão arterial no fim deste circuito”, esclarece Teresa Rodrigues.  A hipertensão arterial não controlada é o principal factor de risco para os acidentes vasculares cerebrais, que são a principal causa de morte em Portugal. Teresa Rodrigues salienta que muitos hipertensos desconhecem ser portadores desta doença e por isso apela à adesão a esta campanha. “O que a gente pede é que mesmo que não seja hipertenso vá lá para saber se é, por que em Portugal metade da população, cerca de 42% dos adultos são hipertensos e metade desta gente desconhece que o é”, apela a consultora científica da associação. Teresa Rodrigues garante ainda que, "essa é a grande batalha associação, é que toda gente que é hipertensa descubra que é, e as vantagens que tem em ter a sua tensão controlada”.  

A avaliação da hipertensão é gratuita e vai ser feita Mercado Municipal de Bragança entre as nove e meia da manhã e as seis da tarde.