PUB.

Câmara Municipal de Vimioso foi alvo de um ataque informático

PUB.

Qui, 04/08/2022 - 16:44


A Câmara Municipal de Vimioso foi alvo de um ataque informático no início da semana

Documentos da autarquia foram encriptados e não é agora possível aceder a várias informações. “Os serviços de informática verificaram que havia intromissão no nosso sistema e acabámos por verificar que muita da nossa informação tinha sido encriptada, ou seja, ficámos sem acesso à informação. Contactámos as autoridades judiciárias que deram como sugestão contratarmos uma empresa da área no sentido de nos ajudar a recuperar ou desencriptar essa informação”, confirmou o presidente da câmara, Jorge Fidalgo.

O autarca lamenta a situação até porque há muitos serviços e procedimentos administrativos que estão impedidos de realizar neste momento. “Causa um grande transtorno à câmara municipal, porque não podemos fazer processamentos administrativos diário normais numa autarquia, procedimentos administrativos e financeiro não estão a funcionar porque o sistema está bloqueado”, referiu.

O autarca afirma que não foram contactados por nenhum pirata informático nem foi pedido qualquer resgate, e espera que, até ao início da próxima semana, o caso possa estar resolvido.

Depois de recuperar a informação, o município pretende tomar medidas de maior segurança para não enfrentar uma nova situação desta natureza.

Escrito por Brigantia.

Jornalista: 
Olga Telo Cordeiro