Sex, 14/10/2022 - 12:59
Até 2026, a autarquia de Mirandela estima investir 4,7 milhões, assente na Estratégia Local de Habitação, aprovada no âmbito do Programa 1.º Direito, em colaboração com o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana, adiantou a presidente do Município, Júlia Rodrigues.
Em 2019, o Município de Mirandela efetuou um levantamento das pessoas que vivem em condições habitacionais indignas e que não têm capacidade financeira para suportar o custo do acesso a uma habitação adequada. Concluiu que estão aqui enquadrados 205 agregados, correspondentes a 570 pessoas, 60% das quais na cidade de Mirandela, 20% na freguesia de Mascarenhas e as restantes 20% espalhadas por outras freguesias. Esta aquisição de 97 imóveis servirá, em parte para habitação social, mas não só.
“A perspetiva é no âmbito daquilo que consideramos prioritário aqui na zona mais antiga da cidade, constituir novos polos de atratividade para casais jovens e para famílias vulneráveis e tenham como necessidade habitação, porque sabemos que é o principal custo para uma família” explicou Júlia Rodrigues.
A autarca reconhece que será necessário o empenho de todos os parceiros deste setor para que esta operação tenha o sucesso desejado.
Alfredo Germano, agente imobiliário em Mirandela, reconhece que se trata de uma boa medida, mas sinaliza um problema que pode comprometer os objetivos desta OPA.
“A iniciativa é ótima, está a fazer-se alguma coisa, há preocupação. O problema é a quantidade de herdeiros que estão todos fora, por força das circunstâncias vão procurar vida no litoral, abandonam as casas e depois ninguém está para se chatear para reconstruir. Encontrar os herdeiros todos vai ser o maior problema e talvez seja a maior dificuldade em levar avante este projeto”, referiu.
A Câmara de Mirandela lançou uma Oferta Pública para a aquisição 97 imóveis destinados à habitação a custos controlados e como forma promotora da reabilitação urbana. Poderão apresentar propostas de venda as pessoas singulares ou coletivas que sejam proprietários de imóveis, edifícios para reabilitação e terrenos, localizados na área geográfica de Mirandela.
A apresentação de propostas poderá ser feita até ao dia 24 de novembro no formulário disponibilizado na página do Município, ou, em alternativa, em formato físico entregue presencialmente na Câmara Municipal de Mirandela, ou através de carta registada.
Escrito por Terra Quente (CIR)