Câmara de Bragança organiza campanha para ajudar cidade em S. Tomé e Príncipe

PUB.

Seg, 01/02/2010 - 10:26


Está a decorrer em Bragança, até à próxima sexta-feira, uma acção de solidariedade com o município de Água Grande, em S. Tomé e Príncipe.  

O presidente da câmara de Bragança, Jorge Nunes, explica que o objectivo não é angariar dinheiro mas recolher roupas e material escolar.

“Há muitos bens que temos nas nossas casas, professores que vão a congressos e devem ter dezenas de pastas, mochilas dos filhos que já não são úteis, cadernos, material escolar diverso, roupa de Verão”, enumera.

Esta campanha surge na sequência da Declaração de Intenções e Geminação para o Desenvolvimento, assinada em Estrasburgo em 2008, entre a câmara de Bragança e a de Água Grande.

Quem pretender ajudar pode fazê-lo através do Banco Local de Voluntariado de Bragança, no Centro Cultural, na Praça da Sé, ou através dos Serviços de Acção Social da câmara de Bragança.

Mas há outras instituições associadas a esta recolha, como os agrupamentos de Escolas ou o Instituto Politécnico de Bragança.

“Foi enviado um pequeno desdobrável para casa dos cidadãos, indicando o período e os locais onde decorre a campanha”, explicou. Segundo Jorge Nunes, “a perspectiva é enviar um contentor de bens” para S. Tomé e Príncipe, e, por isso, “devemos fazer todos um esforço para ajudar um povo lusófono, que tem dificuldades de organização social, económica, política, e que valoriza aquilo que desperdiçamos na nossas casas”.

Esta é a segunda iniciativa organizada pela autarquia de Bragança no âmbito da geminação com Água Grande.

“A primeira foi o envio de uma máquina varredora para a capital do país. No âmbito desta geminação está planeada a vinda de alguns quadros do município de Água Grande virem fazer alguns estágios na câmara de Bragança”, revela Jorge Nunes.

A recolha de material escolar e roupa de Verão decorre até à próxima sexta-feira.

Escrito por Brigantia