PUB.

Cabra Preta de Montesinho continua a aumentar efectivo

PUB.

Qui, 25/11/2021 - 10:50


A Cabra Preta de Montesinho está em vias de extinção, mas nos últimos anos a Associação Nacional de Caprinicultores da Raça Serrana tem tomado medidas para incentivar à sua produção. 

Há dez anos o efectivo era de apenas 300 animais desta espécie, actualmente são cerca de 1500. Segundo Amândio Carloto, da ANCRAS, o primeiro passo foi o reconhecimento da raça.

“Primeiro pedimos o reconhecimento desta raça, a partir do momento em que o Estado reconheceu como sendo uma raça autóctone portuguesa ela passou a beneficiar das medidas agro-ambientais e tem sido esse apoio que tem permitido a recuperação deste património genético. Temos muita gente interessada em apoiar esta raça, alguns a investir nesta raça e outros que têm duas ou três cabras só para preservarem este património”, sublinhou o secretário técnico da raça.

Ramiro Pires é de São Julião de Palácios, no concelho de Bragança, e é um dos produtores que decidiu apostar nesta raça, para não a deixar morrer. Actualmente tem cerca de 120 Cabras Pretas de Montesinho.

“É recente, há três anos. Isto era um bichinho antigo, de criança tínhamos umas cabras, estive emigrado em França, entretanto vim e voltei a meter-me com isto. Uma pessoa nasceu perto delas e é uma paixão que se mantém ao longo dos anos. E alguém tem de pegar nisto senão isto acaba”, conta o produtor.

Já Vítor Reis, com apenas 25 anos, cria estas cabras há 9. É dos poucos jovens agricultores a produzir esta raça e admite que requer algum trabalho.

“Porque é uma raça diferente, eu gosto mais destas do que cabras de outras raças”, afirma.

A ANCRAS ajuda os produtores na recolha dos animais para abate. Quanto ao leite isso ainda não acontece. Os agricultores pedem que este transporte também seja feito, mas Amândio Carloto, um dos responsáveis da associação, explica que a cooperativa do leite não tem instalações suficientes.

“A Leicras está a trabalhar em instalações provisórias, do antigo complexo agro-industrial do Cachão, e não temos capacidade para laborar mais do que o que estamos a trabalhar nesta altura, que se centra essencialmente na cabra serrana e nos queijos certificados da cabra serrana”, destacou.

Ontem de manhã, decorreu em Bragança o V Concurso Nacional da Cabra Preta de Montesinho que contou com a participação de 10 produtores e 60 animais. Escrito por Brigantia.

Jornalista: 
Ângela Pais