PUB.

Brigantina Isabel Ventura prepara projecto de jazz em mirandês para dar a conhecer a língua

PUB.

Qui, 22/04/2021 - 09:45


Já passaram mais de 20 anos desde que o mirandês foi elevado a segunda língua oficial de Portugal e não é só na Terra de Miranda que a luta para a preservação se faz.

Isabel Ventura vive no Porto e é por lá que está a desenvolver um projecto musical de jazz que visa dar a conhecer a língua. A cantora nasceu em Bragança e passou a infância em Campo de Víboras, no concelho de Vimioso, onde a ideia para o projecto surgiu.

“É um local que visito regularmente e numa das viagens pensei, mas por que não hei-de juntar a língua mirandesa ao jazz. O mirandês é a segunda língua falada em Portugal, só nesta parte do território e se nada se fizer é uma língua que vai ser extinta, temos todos o dever de a defender”, sublinhou.

O projecto vai dar origem a um álbum chamado Nun me Lhembra de Squecer. Além de Isabel Ventura, conta com Marco Figueiredo, no piano, composição e arranjos, João Paulo Rosado, no contrabaixo e Filipe Monteiro, na bateria.

“O projecto tem um poema que escrevi, não me lembro de esquecer, que conta precisamente a história do disco. Enquanto eu ouço falar mirandês revejo-me em criança. As palavras não me são estranhas, lembro-me perfeitamente do vocabulário e sei exactamente o que quer dizer. Emocionalmente é uma experiência incrível”, explicou a cantora.

“Foi feita uma pesquisa de autores que escreveram em mirandês, nomeadamente Amadeu Ferreira, uma figura ilustre das letras e defensor da língua e cultura mirandesa”, explicou a cantora.

A pandemia atrasou o trabalho que o quarteto queria desenvolver, mas o álbum deverá estar pronto em Setembro. Depois dele seguir-se-ão alguns concertos, como forma de dar a conhecer o projecto.

Neste momento, o quarteto está em fase de gravação, mas tem uma campanha de angariação de fundos a decorrer, na plataforma online PPL.

“É uma espécie de troca, as pessoas compram o disco antes dele sair. Quando este estiver pronto, é entregue a quem o comprou antecipadamente”, explicou Isabel Ventura.

De entre os quatro músicos, Isabel Ferreira é a única natural da região. Os outros três são movidos pelo amor à música e à preservação da identidade deste povo. Escrito por Brigantia.

Jornalista: 
Carina Alves