Bragança incluída nos Clubes de Ciência Viva nas Escolas

PUB.

Ter, 22/01/2019 - 09:24


Os Clubes  Ciência  Viva nas escolas estiveram reunidos na Casa da Seda em Bragança, nas “Jornadas de Parceria - Construir espaços de colaboração”

Estes clubes recentemente criados integram uma rede da Agência Nacional  Ciência  Viva. No distrito de Bragança há já clubes nos agrupamentos de escolas Emídio Garcia e Miguel Torga, em Bragança, Ramiro Salgado, em Torre de Moncorvo e de Miranda do Douro. A presidente da Agência Nacional  Ciência  Viva, Rosalia Vargas, destacou a adesão em todo o país ao projecto e as vantagens do trabalho em rede. “Já estão mapeados 237 clubes que se inscreveram neste projecto em todo o país e há também a vantagem de trabalhar em rede, isso é uma grande mais valia porque ninguém faz tudo sozinho e é muito melhor quando se estabelecem parcerias e quando há objectivos comuns que alimentam esta grande rede que queremos criar. Os clubes vão ser chapéus, digamos, agregadores de muitos projectos que as escolas têm. Não definimos nos clubes áreas especificas e os clubes vão receber de uma forma inclusiva, dinâmica e activa os projectos que as escolas têm”.

Os Clubes  Ciência  Viva  na Escola são uma iniciativa conjunta da Direção-Geral de Educação e da  Ciência  Viva-Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica, que têm de cumprir requisitos de tempo, espaço e parcerias com instituições científicas. “Pusemos três condições essenciais para a criação de Clubes de Ciência Viva nas Escolas, primeiro ter parcerias com instituições científicas, outra ter um espaço físico dedicado ao clube para criar o hábito de organizar e de ter um sentimento de pertença, a outra condição é dotar o coordenador do clube de tempo de horas para o trabalho de no mínimo três horas por semana”.

Na região, o Instituto Politécnico de Bragança, através de dois centros de investigação, a Associação Aldeia, o Centro de Interpretação Ambiental e Recuperação Animal (CIARA) em Moncorvo, o Pinta - Parque de Natureza e Aventura de Vimioso, são algumas das entidades que vão participar no projecto, que tem disponíveis 2 milhões de euros para concretizar as actividades.

Escrito por Brigantia

 

 

Jornalista: 
Olga Telo Cordeiro