Sex, 10/11/2023 - 09:06
O trabalho é feito pela Dyntra, uma entidade internacional que mede de forma quantitativa a transparência de diversas organizações públicas, em vários países do Mundo.
Para o presidente da câmara de Bragança, Hernâni Dias, este resultado demonstra a estratégia de governação do município. “Mostra que há efectivamente uma preocupação da nossa parte no sentido de confirmarmos uma estratégia e também uma prioridade do executivo na implementação e algumas ferramentas de Governo, aberto, transparente, acessível a toda a gente, quer seja aos cidadãos, quer seja ao próprio tecido empresarial. No fundo àqueles que directa ou indirectamente interagem com o município também numa perspectiva de fomentar uma democracia mais participativa”, frisou.
A transparência municipal foi avaliada através de 139 critérios, nomeadamente a transparência económica, a participação dos cidadãos, o urbanismo e obras. O autarca mostrou-se satisfeito com o resultado.
Bragança ocupa assim o quinto lugar das Câmaras Municipais com Maior Índice de Transparência e o segundo entre as 18 capitais de distrito do país. Os dados são relativos ao trabalho desenvolvido no ano passado.
Escrito por Brigantia