Ter, 19/09/2023 - 09:02
O Bragança Classic Fest conta um concerto de abertura da Orquestra Sinfónica das Astúrias, mas também nomes internacionais, como avança o director artístico, Filipe Pinto-Ribeiro. “Um dos maiores clarinetistas de sempre chama-se Pascal Moraguès, é professor no conservatório de Paris, o principal professor da Escola Superior de Música Rainha Sofia de Madrid, é professor da escola da Suíça e é o solista Orquestra de Paris desde 1981, é uma referência mundial. A soprano russa, Julia Muzychenko que actualmente é uma estrela em ascensão ou então estou a pensar nos dois solistas de instrumentos de cordas que são Esther Hoppe e Christian Poltéra, que são duas referências mundiais dos seus instrumentos, tocam dois instrumentos únicos, que são dois Stradivarius”.
O festival procura ainda trazer músicos portugueses que fazem carreira no estrangeiro, como Adriana Ferreira. O objectivo é fazer de Bragança a capital da música clássica. “Aqui há todo um património, há toda uma riqueza, há todo potencial, não só do ponto de vista do património, mas também do ponto de vista das instituições, do conservatório, do instituto politécnico, do público em geral que merece o melhor e tem aqui acesso a espectáculos que podem estar a decorrer aqui, ou em Paris, ou em Madrid, ou em Nova York”.
A comunidade escolar, nomeadamente do Conservatório de Música e de Dança, vão poder contactar com os músicos, adianta a vereadora da câmara municipal de Bragança, Fernanda Silva. “Nesta perspectiva também pedagógica e formativa destes jovens, porque o Conservatório de Música e Dança de Bragança tem sido uma escola para estes alunos e alguns têm tido muito sucesso a nível nacional. É isso que também queremos proporcionar, a sistematização do conhecimento e também o contacto com músicos de excelência e renome internacional”.
Os concertos vão acontecer no Teatro Municipal e nas Igrejas da Sé e de São Francisco. Esta é já a terceira edição do festival. E este ano também se esperam salas esgotadas, diz o director do teatro, João Cristiano Cunha. “Tenho essa expectativa, o concerto de abertura está com mais de meia sala nesta fase. Quando os eventos têm qualidade, as pessoas respondem de forma bastante positiva”.
O preço dos bilhetes dos concertos no Teatro Municipal é de 7 euros. Nas igrejas a entrada é gratuita. Há ainda descontos para idosos e estudantes e os alunos do conservatório não têm que pagar. O Bragança Classic Fest começa a 29 de Setembro até 7 de Outubro.
Escrito por Brigantia