Sex, 19/12/2025 - 08:58
A agência da Caixa Crédito Agrícola de Parada, no concelho de Bragança, vai passar a funcionar apenas dois dias por semana a partir de janeiro.
Este balcão da Caixa Agrícola é o único banco existente numa aldeia do meio rural, no concelho de Bragança, e serve várias localidades do Planalto, incluindo Faíl, Paredes, Caroceiro, Grijó, Freixedelo, Coelhoso, Pinela e Paradinha Nova.
O presidente da União de Freguesias de Parada e Faílde adiantou que a população ainda não foi informada e admite preocupação com o impacto da medida. “Ainda não deram conhecimento aos utilizadores. A Caixa Agrícola de Parada não serve só a localidade de Parada, mas principalmente todo o Planalto. A justificação é sempre os rácios e os movimentos. Não é essa a única justificação. Não é justificação técnica da abertura ou não do Balcão”, explicou Hervé Gonçalo.
A decisão é definitiva e prevê o encerramento do balcão às segundas, quartas e sextas-feiras, mantendo o atendimento apenas às terças e quintas-feiras. Segundo a Caixa Agrícola, a alteração resulta de uma reorganização do serviço e não prejudica a população local, mas a mesma opinião não é partilhada . “As pessoas mostraram algum descontentamento relativamente ao encerramento, que isso é o que acontece sempre quando perdemos serviços, mas a Caixa é uma empresa privada, aquilo que podemos fazer é demonstrar a nossa indignação, mas deram-nos exemplos de outras localidades que também estavam com o mesmo sistema. Agora, não sei qual vai ser a reação das pessoas e das empresas, estamos a falar de vários empresários localizados naquele planalto, IPSS’s, não sei qual vai ser a reação e se será suficiente os dois dias abertos”.
Contactada pela rádio, a Caixa de Crédito Agrícola garante que “os clientes continuarão a ter a mesma qualidade de serviço, sem que seja necessária a adoção de medidas alternativas.” Por e-mail, o banco explica que a decisão surge após uma análise da procura e do volume de atendimento. Segundo a instituição, concentrar a atividade em dois dias por semana permite manter todo o movimento semanal, ao mesmo tempo que otimiza os recursos disponíveis.
Escrito por rádio Brigantia





