Bairro social dá lugar a condomínio de “meio-luxo”

PUB.

Ter, 26/02/2008 - 09:17


Um condomínio de luxo vai surgir em pleno centro da vila de Mogadouro, no local onde actualmente existe um bairro social. A autarquia pretende realojar os habitantes daquela zona da vila num novo bairro a construir no âmbito da ajuda do Instituto da Habitação e já tem um plano traçado de revitalização daquela zona nobre da vila

O realojamento dos habitantes deste bairro social, no centro de Mogadouro, ainda não aconteceu porque a primeira tentativa do Plano de Habitação a Custos Controlados falhou no que respeita ao terreno que existia para construir o bairro. Agora, o Instituto da Habitação até já tem duas ofertas de construtores. Moraes Machado, autarca de Mogadouro, considera que aquele bairro social “mancha a imagem da vila porque as condições de habitabilidade não são as melhores” afirma o autarca, acrescentando que “não há dúvida nenhuma que é um bairro degradado, um gueto e só por isso choca-nos”.

O autarca de Mogadouro lembra, no entanto, que as pessoas só sairão quando já houver novas soluções de realojamento. “Só quando tivermos o novo bairro construído ou recuperado algumas casas é que podemos desalojar seja quem for” refere Morais Machado.

 

No local do actual bairro social surge uma zona ajardinada com habitações que, segundo o autarca, não ficam mal a Mogadouro. “Vamos fazer ali uma zona ajardinada e uma urbanização de meio-luxo”.

Uma urbanização de luxo, ou quase luxo, no centro de Mogadouro, mas só depois da construção do novo bairro social que irá alojar todas as famílias que se encontram no actual.