PUB.

Autarcas transmontanos criticam exigência do Porto de reforço de fundos

PUB.

Qui, 02/06/2016 - 22:47


 A distribuição dos fundos comunitários relativos aos planos estratégicos de desenvolvimento urbano – ou PEDU - está a causar polémica a Norte e a opor os autarcas do interior aos de 6 municípios do litoral, incluindo o Porto. A situação já levou mesmo à exoneração do presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDRN), Emídio Gomes.  O presidente desta cidade recusou mesmo assinar os contratos que estabeleciam a repartição das verbas do PEDU por 29 municípios da região, por estes não reflectirem os valores negociados individualmente por Rui Moreira com o Governo.

Perante esta situação, o presidente da CCDRN, Emídio Gomes, recusou-se a publicar o aviso para um novo concurso de acesso a fundos estruturais, ordenado pelo Governo.
Emídio Gomes, que hoje esteve em Mirandela, não quis comentar directamente o caso, mas adiantou que o objectivo da CCDRN é “a defesa do colectivo”.
O presidente da Câmara de Mirandela, António Branco, critica a atitude do autarca do Porto e considera que “se houver reforço das verbas do programa ele deve estar disponível para todos os municípios do Norte”.
António Branco defende mesmo que o Porto não deve estar no mesmo grupo dos restantes municípios mais pequenos e considera que Rui Moreira teve uma atitude de“prima donna”.
Já o autarca de Macedo de Cavaleiros, Duarte Moreno, defende mesmo que “o Porto nem necessitaria dos fundos em causa”.
A questão esteve na origem da exoneração do presidente da CCDRN, já que o governo, não gostou da recusa de Emídio Gomes lançar um aviso para reforço das verbas inscritas na medida 9.1 do Programa Operacional (PO) do Norte, apenas para 6 municípios. Escrito por Brigantia.