Autarcas querem reabertura da urgência cirúrgica do hospital de Mirandela

PUB.

Qui, 23/05/2024 - 09:14


O município de Mirandela acredita que a urgência cirúrgica do hospital da cidade vai reabrir

Esta semana esteve reunida com a Unidade Local de Saúde do Nordeste que terá garantido que não está previsto um encerramento definitivo deste serviço. “Ficámos convictos que a urgência cirúrgica poderá vir a ser uma realidade, não sabemos é quando. Portanto, tudo indica que logo que seja possível, o Conselho de Administração reabrirá a cirurgia na urgência”, disse a presidente da Câmara, Júlia Rodrigues.

A urgência cirúrgica do hospital de Mirandela está encerrada há sete meses, porque os profissionais deste serviço foram transferidos para o hospital de Bragança devido à greve dos médicos, que provocou constrangimento nas escalas.

O problema só será resolvido com a contratação de recursos humanos. “Acredito que logo que consigamos atrair um cirurgião, esta urgência reabra”, vincou.

Freixo de Espada à Cinta é um dos concelhos afectados. O presidente da câmara, Nuno Ferreira, afirmou que é urgente reabrir o serviço. “Aquilo que eu temo é continuar este serviço encerrado. E todos nós, independentemente da cor política, devemos lutar, para que o serviço seja reaberto e sejam colocados lá os recursos necessários para salvaguardar a defesa das nossas populações. O encerrar do serviço definitivamente nem sequer equaciono que venha acontecer, porque isso era defraudar as expectativas do que foi dito na reunião há sete meses”, referiu.  

Já o presidente da Câmara de Torre de Moncorvo, José Meneses, não tem tantas esperanças quanto à reabertura da urgência cirúrgica. “As coisas quando passam a provisórias, muitas vezes passam a definitivas sem nos darem nenhum tipo de informação. Ou seja, estão fechadas, vão dizer que é provisório, mas já lá vão sete meses”, lamentou.

Também o autarca de Vila Flor espera que a ULS do Nordeste cumpra com a palavra e contrate mais médicos. Ainda assim, Pedro Lima realçou que o serviço deve ser aberto com todas as condições. “Não adianta dizer que está aberto e que serve apenas de um ponto de passagem, onde está um médico, que sozinho não faz nada, e que simplesmente encaminha a pessoa para Bragança. Isso a nós de nada serve”, afirmou.

Continua a não haver uma data para a reabertura da urgência cirúrgica do hospital de Mirandela, fechada há sete meses. O município reuniu com a Unidade Local de Saúde do Nordeste que terá avançado que não há intenções de encerramento definitivo.

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Ângela Pais/Vitor Fernandes Pereira