Autarcas querem audiência com primeiro-ministro por causa das portagens

PUB.

Qui, 22/09/2011 - 09:20


Os 12 autarcas do distrito de Bragança querem reunir com o primeiro-ministro por causa das portagens na Auto-estrada Transmontana.Os presidentes de câmara encontraram-se para debater o assunto e propor a revisão dos termos da concessão. 

Alegam que a construção da via sobre o corredor do IP4 foi aceite em regime de isenção de portagens e por razões de justiça para com a região.Além disso, alertam para o facto de o pagamento poder contribuir ainda mais para a desertificação de Trás-os-Montes.Por isso, pedem isenção de portagens para os residentes e empresas até que o rendimento se aproxime da média nacional.“Já enviámos uma comunicação ao primeiro-ministro no sentido de o sensibilizar para assegurar à região condições adequadas de utilização da auto-estrada para que a realidade com a qual nos estamos a confrontar constitua uma oportunidade para ajudar a alavancar o desenvolvimento da região” afirma o presidente da câmara de Bragança, de quem partiu a iniciativa de juntar à mesma mesa os 12 autarcas do distrito.Jorge Nunes acrescenta que “esta via é fundamental para desencravar o território e deve ter isenção de portagens, mantendo a concessão nos termos em que foi adjudicado ao consórcio construtor”. Os autarcas entendem que essa sensibilização tem de ser feita através de uma audiência.Por isso querem ser recebidos por Pedro Passos Coelho.“Parece-nos aceitável pois as pessoas quando querem resolver problemas dialogam sobre eles. É legítimo que os autarcas da região pretendam dialogar com o primei-ministro para os sensibilizar sobre esta matéria” defende. Além disso, “também é razoável que o primeiro-ministro encontre alguma disponibilidade para falar com os autarcas”.Jorge Nunes realça ainda a união entre todos os presidentes de câmara em torno desta luta ao afirmar que “a resolução foi subscrita por todos, isso dá mais força à causa. Esta posição é legítima e não excessiva” conclui.

Na missiva enviada ao primeiro-ministro os autarcas, realçam que as obras estão a decorrer a bom ritmo, mas manifestam-se preocupados com a suspensão dos trabalhos no túnel do Marão.

Escrito por Brigantia