Autarcas do norte contra a divisão do país para as concessões da distribuição eléctrica

PUB.

Qua, 04/07/2018 - 11:50


Em questão está a proposta da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos de distribuição eléctrica para os próximos 20 anos.

Os municípios do Norte estão contra as propostas de divisão do território para as futuras concessões de energia. A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos, a ERSE, apresentou três hipóteses de agregação dos concelhos para as concessões da distribuição eléctrica para os próximos 20 anos. Os concursos vão avançar em 2019 e poderão significar o fim do monopólio da EDP. As sete Comunidades Intermunicipais do Norte e da Área Metropolitana do Porto reuniram ontem em Alfândega da Fé. O presidente da CIM Terras de Trás-os-Montes, Artur Nunes, referiu que estes representantes não concordam com os mapas propostos.

“O que está previsto no plano são três propostas. Numa das propostas está planeada a divisão do país em duas partes. Uma das questões que levantamos é a passagem e inclusão da área metropolitana do Porto para a zona centro, que não concordamos. O mapa deveria ser alvo de discussão. Para nós deveria ser respeitada a divisão do país nas NUTS actuais estabelecidas. Neste sentido, propomos uma revisão do plano e não concordamos com os três mapas propostos de distribuição eléctrica. O Norte deve estar todo junto, de acordo com a NUT2”, disse Artur Nunes.

Os presidentes das sete comunidades intermunicipais da região norte e da área metropolitana do Porto dizem ainda que não têm informações suficientes para emitir um parecer e querem que seja adiada a discussão pública da proposta da ERSE, que tem data limite de 17 de Agosto.

“Não concordando com o documento apresentado pela ERSE e pedimos que seja adiada a sua discussão”, acrescentou o presidente da CIM Terras de Trás-os-Montes.

Os autarcas pretendem conseguir negociar a manutenção ou aumento das rendas pagas pela empresa de energia aos municípios e esperam que o preço da electricidade seja o mais baixo possível.

Na quarta reunião da plataforma de concertação Intermunicipal da Região Norte, foram ainda agendadas duas acções de exposição pública dos projectos que estes municípios querem ver incluídos no Plano de Investimento Nacional:

“Não queremos muitos projectos, mas sim que sejam conciliadores e que criem desenvolvimento para a região norte, que é o caso da linha ferroviária. O nosso objectivo é que se potencie a ligação do Douro, porque a electrificação não está completa. A ideia seria completar este investimento até ao Pocinho que cria aqui um valor acrescentado para todo o território e que valoriza também o Porto de Leixões. Na área de mobilidade e transportes, vamos realizar uma reunião em Zamora” sustentou, Artur Nunes.

A primeira reunião de discussão vai ser dia 24 de Julho em Vila Nova de Gaia, e terá como tema projectos na área do ambiente e eficiência energética, e a segunda em Zamora para discutir a mobilidade, ferrovia e transportes.

Escrito por Brigantia

 

 

Jornalista: 
Olga Telo Cordeiro