PUB.

Autarcas criticam ANACOM por dar resposta tardia no fecho dos CTT

PUB.

Ter, 15/01/2019 - 09:18


A Comunidade Intermunicipal Terras de Trás-os-Montes acusa a ANACOM – a Autoridade Nacional para as Comunicações de uma resposta tardia, relativa ao fecho de estações. 

A ANACOM, na passada quinta-feira, deu aos CTT - Correios de Portugal um prazo de 20 dias úteis para apresentarem uma proposta que permita a existência em cada concelho de pelo menos uma estação de correios ou um posto. No distrito de Bragança, a estação dos CTT de Vila Flor encerrou. O presidente de Vila Flor, Fernando Barros acusa a ANACOM de não se antecipar e de apenas reagir agora, quando a reunião decorreu em Outubro.

“A pergunta que eu faço hoje é… Como este assunto poderá ser resolvido? O que diz a ANACOM para legitimar e dar dignidade à estação de Correios de Vila Flor? A câmara reagiu e está disposta a resolver este assunto. Mas porque é que a estação de Vila Flor vai ser a única a fechar? Temos que entender que o regulador tem de controlar estes serviços e deverá antecipar e não apenas reagir?”, questionou Fernando Barros.  

Artur Nunes, o presidente da CIM Terras de Trás-os-Montes refere que ainda existe preocupação por causa do encerramento de balções oficiais e reitera que deverá existir um balção oficial em cada sede de concelho.

“Estamos com esta preocupação sobre o que encerrou. E saber como os CTT vão atacar a recomendação da ANACOM e em que moldes isso vai acontecer. E como vai ser relativamente ao futuro porque havia a intenção da parte da concessionária de encerrar uma série de estações. Por isso, como há dúvidas relativamente a esta matéria, e reivindicando sobre aquilo que os territórios do interior não podem perder”, destacou Artur Nunes.

Berta Nunes, presidente da câmara de Alfândega da Fé considera que a confidencialidade e o serviço de qualidade nos postos dos CTT não estão a ser assegurados.

“Há outro problema que vamos colocar à ANACOM que está relacionada com a qualidade, que é o número excessivo de devoluções que estão acontecer de correspondência. A forma como estão a trabalhar, não é em proximidade e está a gerar devoluções de cartas muito acima do era habitual. E está a causar muitos prejuízos aos nossos munícipes. Em Alfândega da Fé, posso dizer, por exemplo, que três trabalhadores da câmara que foram chamados para ir a uma junta médica e não receberam a convocatória”, contou Berta Nunes.

Os autarcas da CIM Terras de Trás-os-Montes a criticar uma posição tardia da ANACOM e a reivindicar uma estação oficial de CTT em cada concelho.

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Maria João Canadas