Atraso no atendimento telefónico por parte do CODU poderá ter tido “influência significativa” na morte de um idoso em Mogadouro

PUB.

Qui, 25/09/2025 - 18:20


O idoso morreu numa situação de engasgamento. A chamada para o Centro de Orientação de Doentes Urgentes foi feita quando decorria uma greve do INEM

O “atraso” no atendimento telefónico por parte do CODU poderá ter tido “influência significativa” na morte de um idoso, de 84 anos, em novembro, no concelho de Mogadouro. É esta a conclusão da Inspeção-Geral das Atividades em Saúde.

O idoso morreu numa situação de engasgamento. A chamada para o Centro de Orientação de Doentes Urgentes foi feita quando decorria uma greve do INEM.

Segundo a Lusa, a Inspeção-Geral das Atividades em Saúde encontrou também “indício disciplinar na atuação de um médico regulador do CODU do Porto”, explicando que este não agiu “de forma diligente e zelosa aquando do acionamento dos meios diferenciados de emergência médica, nomeadamente a Viatura Médica de Emergência e Reanimação” para o transporte entre as urgências de Mogadouro e o Hospital de Bragança.

Escrito por Brigantia