Dom, 04/12/2022 - 19:34
O valor reverteu para a Cáritas Diocesana de Bragança. Um gesto nobre, em especial nesta época natalícia, que vai contribuir para confortar quem mais precisa. “Além do valor monetário, o que marca este gesto é o facto de a caridade ser o reflexo do coração e generosidade das pessoas e da sensibilidade que têm perante o outro. É isso que alegra, que as pessoas em tempos difíceis se unam para ajudar quem está mais vulnerável”, destacou o representante da instituição, Emanuel Lameiras.
O Trail Nocturno Solidário regressou após uma paragem, devido à pandemia, e reuniu 260 atletas, no trail de oito quilómetros e na caminhada de cinco quilómetros. A iniciativa é para Carlos Fernandes, presidente do GCB, muito mais que um evento desportivo. “É um evento solidário. Não há classificações oficiais. O mais importante é ter este gesto de solidariedade com que mais precisa”.
Braima Dabó, atleta guineense que já foi condecorado pelo Presidente da República com uma medalha de mérito, após o gesto de fair-play nos Mundiais de Atletismo em 2019, em Doha, no Catar, aceitou de imediato apadrinhar uma causa tão nobre. “É sempre um orgulho apadrinhar causas sociais. Depois de tempos difíceis, é bom voltar a reunir tanta gente por uma causa e a juntar a isso a prática desportiva”.
A solidariedade e o desporto aqueceram a noite de sábado gelada em Bragança. Os brigantinos não quiseram faltar.
Em termos desportivos, Ruben Santarém (FC Vinhais) venceu o trail em masculinos e Rosária Sebastião (Ginásio Clube de Bragança) em femininos.
O Trail Nocturno Solidário foi organizado pelo Ginásio Clube de Bragança e promovido pelo município.