Atletismo: Meia-Maratona da Cereja regressa a Alfândega da Fé no próximo domingo

PUB.

Sex, 11/06/2021 - 10:03


A Meia Maratona da Cereja de Alfândega da Fé está de regresso, depois de a prova não se ter realizado em 2020 devido à pandemia da Covid-19.

A corrida, que tem como cenário de fundo as cerejeiras e as cerejas, está marcada para o próximo domingo, pontua para o Campeonato Distrital da Associação de Atletismo de Bragança e “conta com atletas de vários pontos do país, como Porto, Lisboa e zona centro do país”, destacou Rui Gonçalves, vice-presidente da Associação Recreativa Alfandeguense.

As mediadas impostas pela DGS e pela Federação Portuguesa de Atletismo obrigaram a uma redução no número de participantes, 120 foi o limite estabelecido. Também não haverá corridas jovens.

“Há dois anos, que foi a terceira edição, tivemos cerca de 300 participantes. Tínhamos também uma prova de 10 quilómetros, que este ano não temos, e provas para crianças, que também não temos nesta edição”.

Entre os nomes sonantes do atletismo distrital e nacional estão confirmadas as presenças de Rui Muga (AJAM), Lucinda Moreiras (GCB), Rui Teixeira, atleta do Sporting e campeão nacional de corta-mato, ou, ainda, da maratonista e atleta olímpica Marisa Barros.

Pela frente os participantes têm um percurso de 21 quilómetros de dificuldade elevada. “O percurso não é tão fácil como foi nas duas últimas edições, era um percurso em descida desde a Serra de Bornes até Alfândega da Fé. Este ano, tem partida e chegada em Alfândega da Fé, junto do mercadinho da cereja e é um percurso mais clássico com subidas e descidas”.

Rui Gonçalves não tem dúvidas que a Meia Maratona da Cereja é um bom cartão-de-visita de Alfândega da Fé e do restante distrito. “Estamos entusiasmados pelo facto de voltarmos a oferecer o atletismo a quem gosta da modalidade, por atrairmos novos participantes e pelo contributo para a promoção do turismo em Alfândega da Fé e da região transmontana”, destacou.

A quarta edição da Meia Maratona da Cereja de Alfândega da Fé tem partida marcada para as 09h30, no domingo, e resulta da parceria em termos de organização da A.R. Alfandeguense e do município local. A prova tem o carimbo da marca Running Place Alfândega da Fé.

 

Jornalista: 
Susana Madureira