Ataque de lobos no concelho de Vimioso mata 14 animais

PUB.

Sáb, 10/01/2026 - 14:14


Um rebanho foi atacado ontem à tarde na freguesia de Carção, concelho de Vimioso

O produtor dos animais, Cândido Rodrigues, adiantou à Rádio Brigantia que o ataque aconteceu ontem à tarde, pelas 16h, na zona conhecida como o “redondal” na aldeia do concelho de Vimioso.

Cândido Rodrigues contabilizou 14 animais mortos pelos lobos e acrescentou que, já esta manhã, os animais continuavam a circular na zona.

 “Eu vim de Bragança, e fui aos animais, eram quatro menos qualquer coisa. Há uma cancela no fundo, e abri-a, para os animais irem a pastorear para a parte de baixo. Quando fui fechar a outra cancela na parte de cima, demorei alguns três minutos, mas ouvi a cadela que começou a ladrar. Eu até pensei que fosse um javali, então peguei num pau e fui direção para baixo. O que me deparo é que estavam sete lobos virados ao carneiro e comecei a gritar para que deixassem o animal, coisa que veio a acontecer. Depois liguei à minha esposa a pedir que ligasse para a GNR e contei-lhe o ocorrido. Passado meia hora, 45 minutos, chega a GNR e deparemo-nos que havia muitos animais mortos. Hoje de manhã vim a verificar que foram quatro ovelhas e um carneiro, cinco cordeiros, três borregas pequenas. Hoje pela manhã faleceu mais um cordeiro ferido e vi outra vez os lobos a rondar.”

No local as autoridades tomaram as devidas diligências, segundo conta o produtor. “A GNR chegou, tiraram as fotografias aos animais, fizeram um apanhado da situação. Mais nada foi feito até então. Já ligamos ao ICNF que vem amanhã.”

Cândido Rodrigues sublinhou tratar-se da primeira vez que viveu uma situação deste género e que, além de ser uma situação preocupante, o prejuízo é avultado.

“Tudo são prejuízos. Além dos materiais, porque são prejuízos muito grandes, há prejuízos maiores. Eu desloco-me de Macedo de Cavaleiros para vir a ver os animais. Conclusão, a distância é grande, o amor aos animais ainda é maior. E é duro ver uma pessoa ter tanto sacrifício a tomar conta deles, a não deixar faltar nada, e depois acontecer uma coisa dessas”, disse, acrescentando que “é muito preocupante, e a meu ver as autoridades deviam ter um pulso firme e não deixar que isto acontecesse, porque os pastores estão a criar para desenvolver a economia e alguém do poder central está a pagar para bichos como estes andarem aí para matar. Quem é que nos vai, agora, pagar os prejuízos? Vamos ver”, vincou.

No total, Cândido Rodrigues, contabilizava cerca de 35 animais, entre ovelhas, carneiros, cordeiros e borregos. Após o ataque dos lobos, perdeu 14. Agora só lhe resta esperar pela visita do ICNF.

(Notícia atualizada)

Escrito por Rádio Brigantia.

Jornalista: 
Cindy Tomé