PUB.

Associação Leque premiada pelo programa Faces da Fundação Montepio

PUB.

Qui, 27/09/2018 - 11:05


A Fundação Montepio seleccionou 19 projectos de instituições de todo o país às quais vai atribuir um apoio global superior a 340 mil euros.

Celmira Macedo, presidente da Direcção da Associação de Pais e Amigos de Pessoas com Necessidades Especiais, avançou que vai utilizar os 16 mil euros do prémio para dar corpo a um projecto de integração de utentes na vida activa. "Este projecto já tem vindo a ser desenvolvido desde 2012. É um projecto que pretende dotar de competências profissionais pessoas com deficiência que tenham capacidades de funcionalidade, que possam estar no mercado de trabalho, a fazer aquilo que é um conceito de aprender competências, que permitam aceder ao mercado de trabalho e de integração na comunidade", acrescentou Celmira Macedo.

Este prémio, com o nome “Desinstitucionalizar para trabalhar, pretende apoiar iniciativas que levem pessoas institucionalizadas a ser mais independentes, integrando-as através do trabalho.

Celmira Macedo e a sua equipa já têm uma ideia concreta de como materializar este desafio: "É um projecto que pretende desenvolver um conjunto de oficinas na comunidade, sobretudo desenvolver actividades com sustentabilidade. Uma delas, por exemplo, é construir almofadas com caroços de cereja que possam ser vendidas, promovendo o emprego desta população e dotá-la de competências, criando até o seu posto de trabalho a partir desta actividade".

A Fundação Montepio seleccionou 19 projectos de instituições de todo o país às quais vai atribuir um apoio global superior a 340 mil euros. A cerimónia de entrega do financiamento e assinatura de protocolos acontece hoje em Lisboa.

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Olga Telo Cordeiro