Qua, 04/01/2023 - 08:56
A ligação deverá deixar o Porto e Vila Real a uma hora de distância e Bragança e o Porto a menos de duas.
A presidente de Miranda, Helena Barril, diz que esta é uma grande oportunidade para a Terra de Miranda, que ficará muito mais perto destas cidade e de Espanha. "É o passo definitivo e é o que é necessário para tornar este território desenvolvido. Com a inclusão, nesta trajectória, do território da Terra de Miranda, se avaliarmos que ficamos a 1h15 do Porto, está tudo dito. Esta será das maiores obras que o Nordeste Transmontano precisa".
O concelho fronteiriço ficará numa posição estratégica. "Vai facilitar o acesso dos habitantes desta zona, de todo o Planalto Mirandês. Temos todos a beneficiar com isto, quer nos viremos para o Litoral, quer nos viremos para Espanha".
Um traçado que vai seguramente acabar com muitas assimetrias e potenciar que muitas pessoas se fixem em Miranda, podendo trabalhar noutras cidades. "Se pensarmos que ficaremos a 1h15 de viagem de uma cidade como o Porto não será de todo desconsiderar que pode haver pessoas que podem viver em Miranda e trabalhar no Porto e vice-versa. E quem fala do Porto fala da proximidade com Bragança e com Vila Real. É um caminho que se abre de uma forma única com Espanha e com o resto da Europa".
O documento aprovado na Assembleia Municipal de Miranda do Douro foi apresentado pela Associação Vale d'Ouro, com sede em Pinhão, no distrito de Vila Real, que tem vindo a reclamar esta ligação e que apresentou um estudo da sua viabilidade antes desta ser incluída no Plano Ferroviário Nacional.
Escrito por Brigantia