ASMAB diz estar preparada para responder ao aumento de pedidos de ajuda que têm surgido

PUB.

Qui, 16/04/2020 - 09:04


A pandemia de Covid-19 apanhou o mundo de surpresa e deixou várias pessoas e entidades sem mãos a medir.

Por Bragança, a Associação de Socorros Mútuos dos Artistas de Bragança é mais uma das que não pode fechar portas em prol das pessoas para quem vive. A instituição tem várias respostas sociais e trabalha com idosos, crianças e vítimas de violência doméstica. Alcídio Castanheira, presidente da ASMAB, confirmou que têm surgido mais pedidos de apoio mas que estão preparados para lhes responder.

“Há uma grande articulação institucional entre as instituições, os municípios e a segurança social. Todos os nossos esforços, todas as nossas capacidades estão postas ao serviço do cidadão”.

A instituição tem várias respostas sociais, nomeadamente um centro de atendimento às vítimas de violência domestica, um refeitório social, um centro de dia e um de convívio e ainda uma creche. O presidente da ASMAB mostrou-se preocupado com o encerramento das respostas sociais aos idosos, que ficaram isolados e sentirão drasticamente os efeitos do isolamento.

“Tinhamos um centro de convívio onde diariamente muitas pessoas de idade iam para ali e neste momento estão confinadas em casa e essa é a nossa grande preocupação”, afirmou.

O presidente da ASMAB sublinhou que foram tidas em conta várias medidas na instituição.

 A ASMAB assinalou 150 anos de existência, no dia 17 de Março, mas têm vindo a cancelar todos os eventos que tinha agendado para celebrar a data.

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Carina Alves