ARS do Norte garante continuidade das extensões de saúde

PUB.

Ter, 27/09/2011 - 09:27


A Administração Regional de Saúde do Norte (ARS Norte) garante que as extensões de saúde vão continuar a funcionar.

Em comunicado, garante que os serviços vão continuar a ser prestados no mesmo local.

O atendimento médico nas extensões de saúde do distrito de Bragança foi suspenso por causa da nova legislação publicada em Agosto e que determina a obrigatoriedade da prescrição electrónica.

Uma medida que afecta todos os postos médicos que não estão informatizados.

A ARS Norte já lançou o concurso com vista à aquisição do software para começar a ser utilizada a prescrição electrónica nas unidades que ainda não o têm.

Mas até que “entre em funcionamento o sistema de informação que permita aos médios prescreverem de forma electrónica, as receitas serão passadas de forma manual” garante a ARS.

Assim salvaguarda-se “o normal funcionamento de todas as unidades” que seriam afectadas.

Na semana passada, alguns autarcas do concelho de Bragança chegaram mesmo a receber cartas do centro de saúde de Santa Maria a comunicar o encerramento das extensões por falta de meios informáticos para a prescrição electrónica.

A ARS Norte esclarece, em comunicado, que essa informação é desadequada, “uma vez que conselho directivo da ARS Norte não emitiu qualquer instrução no sentido de se proceder ao encerramento de qualquer extensão de saúde.

Por isso, “já mandou instaurar um processo de inquérito, no sentido de ser verificada a pessoa responsável pelo envio da informação sem estar autorizada” a tal.

Escrito por Brigantia