Arquivo Municipal de Mogadouro abre em Maio em novas instalações

PUB.

Ter, 19/03/2024 - 08:59


O Arquivo Municipal de Mogadouro passou para novas instalações

Saiu da Casa dos Magistrados e fica agora instalado num edifício que custou quase dois milhões de euros à câmara, ou seja, no espaço que acolhia a antiga escola preparatória Trindade Coelho.

O arquivo abre em Maio e a sua mudança de espaço era vital para a sua continuidade mas também porque estava a danificar o local onde se encontrava, esclarece o presidente da câmara, António Pimentel. “Devido ao peso do material que lá se encontrava, estava a fazer ceder algumas paredes. Urgia encontrar um espaço adequado para instalar um arquivo com dignidade e para poder ser consultado em condições adequadas, daí termos reservado toda a parte inferior da nova cantina escolar para instalar um arquivo que possa satisfazer todas as necessidades futuras e actuais”.

 

O edifício onde o arquivo fica agora foi transformado num espaço polivalente. A sua reconversão, que ficou recentemente pronta, custou quase dois milhões de euros.

Foram gastos 85 mil euros para dotar o novo arquivo de condições, nomeadamente em estantes e depósitos, que são anti-fogo e anti-humidade.

A criação do arquivo, que estava “disperso”, surgiu em 2005, depois de dois incêndios terem destruído grande parte da documentação. Entendeu-se, portanto, que não se poderia perder mais nada e a única solução era criar um arquivo.

“O concelho é também a sua história”, rematou António Pimentel, dizendo que no novo arquivo estão guardados mais de 1 178 metros lineares de documentação.

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Carina Alves