Argoselo quer fazer maior Rosquilha do Mundo para entrar no Guinnes

PUB.

Seg, 26/04/2010 - 10:16


A vila de Argoselo, no concelho de Vimioso, quer entrar para o Livro dos Recordes do Guinnes com a maior rosquilha do mundo. O desafio foi lançado ontem pelo presidente da Junta de Freguesia em mais um certame que promove aquele doce típico da vila.  

A maior rosquilha do mundo é para ser apresentada no próximo ano, a par da certificação.

“A rosquilha é um doce típico daqui, já muito antigo, do séc. XVI ou XVII e que é feito sempre pela altura da Páscoa” refere o autarca. “Para já estou a pensar certificá-la, vou avançar com o processo a ver se consigo” acrescenta, crente de que na próxima feira “teremos a rosquilha certificada e pronta para entrar no Guinnes”.

 

Francisco Lopes revela que para tal vai ser construído um forno especial, embora ainda não estejam decididas as dimensões.

“Só com um forno especial é que conseguimos fazer a rosquilha, porque os fornos normais têm uma porta pequena e depois a rosquilha não sai” explica, acrescentando que “depois o forno ficaria para a comunidade”.

Por outro lado o autarca confessa que “as dimensões ainda não estão pensadas. Por enquanto é só uma ideia da minha cabeça”.

 

Maria do Carmo Oliveira, de 75 anos, foi uma das pasteleiras de serviço este fim-de-semana em Argoselo para confeccionar centenas de rosquilhas vendidas no certame.

“Olhe que não fizemos tão poucas quanto isso” adverte. “Fizemos 25 dúzias de ovos e duas sacas de farinha e num dia fizemos tudo” acrescenta, explicando o processo de confecção: “primeiro batem-se os votos, depois deita-se o fermento, manteiga e azeite, aguardente e laranjas”.

 

O forno deverá ser construído com recurso a uma candidatura que será apresentada através da Associação Terras do Sabor.

Escrito por Brigantia