Aprender física no meio da rua foi a proposta do projecto trazido a Bragança pelos alunos do IST

PUB.

Qui, 04/08/2022 - 17:14


Bragança recebeu hoje a iniciativa “Física sobre Rodas”. Explicar de forma menos complexa conceitos desta área científica através de experiências destinadas a públicos de várias idades é o objectivo deste projecto que regressou à estrada.

Alunos do Núcleo de Física do Instituto Superior Técnico em Lisboa instalaram um autêntico circo da Física na Praça da Sé. “Somos quase artistas de rua, que estamos a entreter um público, o nome surgiu por causa disso mesmo, parece que conseguimos criar uma magia e entreter pessoas”, explicou o presidente do Núcleo de Alunos de Física, Rodrigo Simões.

Ajudar a desmitificar e a explicar de forma simples conceitos mais complexos desta área científica é o propósito da iniciativa. “Uma banca fala de plasmas, que é um pouco conhecido quarto estado da matéria, o que espanta muita gente, noutra explicamos como funciona o tecido espaço-tempo, falamos ainda de electro-magnetismo e noutra banca da mecânica e outra da termodinâmica”, afirmou.

Os mais novos eram os mais curiosos, mas a actividade destina-se a públicos de todas as idades. “É um assunto que me interessa, gosto de tudo na física, mas não sabia sobre os buracos negros e que quando chocavam provocavam um terramoto no espaço”, afirmou um dos jovens que passou pela praça da Sé.

Esta foi a primeira vez que a iniciativa "Física sobre Rodas" passou por Bragança, contando com o apoio do IPDJ, Centro de Ciência Viva e do Município.

Além das experiências científicas que todos puderam acompanhar na Praça da Sé os alunos do Instituto Superior Técnico estiveram ainda no castelo durante a noite com telescópios para observação de estrelas, planetas e constelações.

. Escrito por Brigantia.

 

Jornalista: 
Olga Telo Cordeiro