PUB.

Anunciado o prémio Mestre José Rodrigues na extensão da Bienal de Cerveira a Alfândega da Fé

PUB.

Seg, 13/08/2018 - 09:49


"XX Artistas na Casa"  foi inaugurada no sábado e vai estar patente até ao dia 14 e Outubro.

Vai ser criado o Prémio Mestre José Rodrigues, o anúncio foi feito na inauguração da exposição colectiva "XX Artistas na Casa", com o nome do mestre, numa extensão da Bienal Internacional de Arte de Cerveira à vila transmontana de Alfândega da Fé. O objectivo do prémio é incentivar artistas nacionais e transmontanos, como destaca Berta Nunes, a presidente do município de Alfandega da Fé.

“No ano que não houver a Bienal vamos promover o prémio Mestre José Rodrigues para incentivar artistas para puderem ter a visibilidade que o nome do mestre dá. No entanto, o prémio ainda não está decidido, mas oportunamente serão dadas informações em como ele funcionará”, explicou a autarca de Alfândega da Fé.

O prémio vai ser lançado para o ano, no espaço temporal de paragem da Bienal de Cerveira, como adianta Ana Duque, técnica responsável de Cultura do Município de Alfandega da Fé.

“Para o ano vamos lançar um prémio de arte pública com o objectivo de perceber e despoletar que tipo de manifestação artísticas nós temos em Alfândega da Fé. Queremos incentivar artistas locais a darem a sua abordagem. Vamos fazê-lo para o ano, porque a Bienal de Cerveira decorre de dois em dois anos e como no próximo ano, não terá nenhuma edição, vamos lançar o prémio”, destacou Ana Duque.

Na inauguração da exposição colectiva "XX Artistas na Casa", esteve presente a filha do Mestre, Ágata Rodrigues e também curadora da mostra. Referiu que o mais importante é que o público conheça o artista, o humanista e que o seu nome não seja esquecido: “Não queremos que o nome dele seja esquecido. E não é só o nome dele e a obra, é também esta filosofia de vida e a maneira como encarava a arte. Não é só o facto de as obras dele apresentarem qualidade. Isso é muito pouco para dizer de um artista. O meu pai era um homem muito comunicativo, dinâmico e social. É esse lado que queremos passar às pessoas de um ser humanista e que acima de tudo gostava que as pessoas se interrelacionassem”, disse Ágata Rodrigues.

O mestre José Rodrigues foi um dos fundadores da Bienal Internacional de Arte de Cerveira. Nasceu em Angola, mas viveu na vila transmontana de Alfândega da Fé. A exposição colectiva "XX Artistas na Casa" acolhe artistas e amigos do escultor, com diversas serigrafias, desenhos, pinturas, fotografias e esculturas. A mostra vai estar patente até 14 de Outubro.

Jornalista: 
Maria João Canadas