Ano lectivo arrancou para todos os alunos nas escolas de Bragança

PUB.

Sex, 15/09/2023 - 11:56


O ano lectivo arranca hoje para todos os anos de escolaridade nos agrupamentos de escolas de Bragança

No liceu voltou a ver-se movimento e há alunos que estão agora a frequentar a escola pela primeira vez. É o caso da filha de Patrícia, que entrou para o 7º ano. A encarregada de educação espera que esta nova fase corra bem, mas teme que as greves dos professores comprometam as aprendizagens.

“As greves têm sempre impacto, vamos ver como corre este ano, mas é um bocadinho complicado para eles, para depois conseguirem apanhar a matéria, ainda por cima numa escola nova, matéria nova, tudo novo”, disse.

O ano lectivo anterior ficou marcado por protestos dos professores. A aluna Maria entrou agora para o 12º ano e admite que o ano passado alguma matéria de História não foi leccionada devido às greves. Por isso receia que isso comprometa o exame de ingresso à universidade.

“Não acabamos um livro, que era a terceira parte de história. Como vai haver uma greve para a semana vai ser um bocado complicado, uma vez que vamos ter exames no final do ano”, referiu.

O STOP- Sindicato de Todos os Profissionais da Educação anunciou mais uma greve que terá inicio na segunda-feira e terminará apenas na sexta-feira. A aluna Mariana Afonso, do 9º ano, considera que vai atrasar a entrada na rotina.

“Um bocadinho. No início das aulas não é muito bom, porque os alunos já não estão habituados ao ritmo e se fizerem greve ainda é pior”, frisou.

O agrupamento de escolas Emídio Garcia, um dos maiores do distrito, tem cerca de 2 mil alunos. Segundo o director da escola, há três professores do quadro a faltar e é preciso encontrar substitutos. Hoje é conhecido o resultado de mais uma bolsa de recrutamento, por isso, espera-se que os horários em falta sejam preenchidos.

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Ângela Pais