Amêndoa Coberta de Torre de Moncorvo é pré-finalista às 7 Maravilhas Doces de Portugal

PUB.

Seg, 22/07/2019 - 10:04


A “amêndoa coberta de Moncorvo” venceu a final distrital de Bragança das 7 maravilhas doces de Portugal. 

Um produto feito há mais de 100 anos, e que é o ex-libris da vila de Torre de Moncorvo. Dina Morais, que candidatou o doce ao concurso, já faz amêndoa coberta há 20 anos e diz ser um produto natural sem conservantes. “A única coisa que tem é a amêndoa, e depois a calda do açúcar em ponto pérola, que é feita com água e açúcar e ferver e depois é o trabalho e o bem saber das cobrideiras da amêndoa. È transformada em 8 dias, 8 horas por dia”, refere.

Dina Morais aprendeu o trabalho da amêndoa durante três anos com as cobrideiras experientes do concelho. Com a participação no concurso das 7 maravilhas doces de Portugal, acredita que “amêndoa coberta de Moncorvo” será um doce mais valorizado. “Isto é importante, porque há coisa de uns anos tinha perdido o encanto e agora voltou. Ainda há uns meses foi feito um curso de formação e saíram de lá algumas cobrideiras de amêndoa. É importante para não se deixar morrer”, acrescenta.

O doce de Torre de Moncorvo é um dos pré-finalistas do concurso 7 maravilhas doces de Portugal e representa o distrito de Bragança. A data da final ainda não é conhecida. Escrito por Brigantia.

Jornalista: 
Ângela Pais