PUB.

Alunos do agrupamento de escolas de Macedo de Cavaleiros queixam-se da comida da cantina

PUB.

Qui, 30/11/2023 - 16:22


Alguns alunos e encarregados de educação do Agrupamento de Escolas de Macedo de Cavaleiros queixaram-se à direcção das condições em que as refeições escolares têm sido servidas nos refeitórios das escolas

De acordo com o diretor, Paulo Dias, os motivos das queixas foram de vários âmbitos. “Nomeadamente a quantidade da comida servida, qualidade, empratamento e possibilidade de os alunos repetirem a refeição, ou seja, coisa que não estavam a acontecer como seria desejável e como estava acordado entre o Agrupamento, o Município e a empresa à qual foi adjudicado o serviço.”

Perante estas reclamações, o diretor do agrupamento reuniu com um representante da empresa responsável pelas refeições servidas nas escolas e com o Município de Macedo, tendo ficado acordada uma melhoria do serviço e reforço da monitorização.  “Pedimos à empresa cuidado no que toca à quantidade, empratamento, disponibilidade e qualidade de atendimento que fazem aos alunos e até à disponibilidade de os alunos poderem repetir. Temos as nossas auxiliares a prestar uma especial atenção porque, na verdade, o número de alunos que não quer levar a refeição completa é muito grande e percebemos que, muitas vezes, os alunos, querem comer muito depressa uma parte do prato porque querem ir brincar, o que é normal nas crianças mas não é o desejável. Então, pedi que tivessem um cuidado especial porque temos de identificar essas situações, informar os pais, até porque os alunos nem sempre acatam as instruções que os auxiliares dão, no sentido de fazerem a refeição completa.”

Além disso, vai haver visitas-surpresa dos encarregados de educação e foram sugeridos outros pratos para inserir nas ementas. “Os pais vão passar a vir ao refeitório almoçar, claro que não vão dizer qual o dia em que o farão, vai ser aleatório. Vai-lhes ser pedido que preencham uma ficha de avaliação. Não poderão vir os pais todos, têm que ser um ou dois de cada vez e isso vai ser feito em coordenação com os diretores de turma. Nem eu saberei quais os dias em que virão. Também ficou acordado que a empresa iria fazer algumas alterações nas ementas. Procuramos que as refeições servidas vão mais ao encontro do que os alunos gostam e estão mais habituados a comer em casa, aquela comida de conforto mais caseira.”

Ficou ainda decidido criar mais um espaço de armazenamento para os alimentos, de forma a evitar a descontinuidade de produtos e garantir a confeção de pratos alternativos.

Escrito por Onda Livre (CIR)

Foto: Onda Livre