PUB.

Água de Gostei poderá estar no mercado dentro de um ano

PUB.

Sex, 12/04/2019 - 10:27


A empresa que pretende explorar água mineral em Gostei, no concelho de Bragança, deverá estar a laborar dentro de um ano, estando a aguardar licenciamento. 

A informação foi avançada pelo administrador do grupo Outeirinho, Francisco Ferreira, que explica que escolheu aquele local porque foi encontrada água com uma composição química alcalina. O empresário diz que já fornece 40% da água engarrafada em Portugal e não está à procura de maior quantidade mas de água de valor acrescentado. “É atractivo, porque se fosse uma água vulgar nunca vinha cá fazer este investimento. Tenho 1200 milhões de capacidade de produção, só embalo 400 milhões, não viria aqui para Bragança porque há custos de transportes substanciais, se estivermos a falar de um produto de pouco valor acrescentado. Mas a água que vai sair daqui é uma água com um valor acrescentado muito alto. Tem propriedades antioxidantes porque é alcalina”, destacou.

Francisco Ferreira admitiu que a distância, as acessibilidades e a formação podem ser uma desvantagem para investir em Bragança, mas há outros pontos positivos. “As vantagens que tem, os projectos são sempre majorados e tenho um carinho por estas gentes daqui, que têm muito gosto que faça o investimento”, afirmou, destacando também o apoio da câmara municipal.

A exploração da água recebeu luz verde pela Direcção-Geral de Saúde, falta a aprovação direcção-geral de Energia e Geologia. Para além da extracção, será instalada em Gostei uma fábrica de embalamento e espera-se que sejam criados entre 30 a 40 postos de trabalho inicialmente, com expectativa de aumento dos recursos humanos nos anos seguintes. O investimento inicial será de 12 milhões de euros. O empresário Francisco Ferreira participou ontem no 6.º encontro Internacional de Jovens Empreendedores que se iniciou ontem na Escola de Tecnologia e Gestão do IPB, organizado por cinco instituições de ensino superior do Norte de Portugal e da Galiza em Espanha, que teve como mote o empreendedorismo no interior. Escrito por Brigantia.

Foto: IPB