Academia Santos Mártires começa a ser construída

PUB.

Ter, 20/03/2012 - 10:00


  Está colocada a primeira pedra da Academia Santos Mártires - Construir para Incluir. O projecto do Centro Social e Paroquial dos Santos Mártires, em Bragança, promete ser uma referência no apoio a pessoas portadoras de deficiência.

O presidente do Centro Social, padre José Bento, revela que inicialmente tinham pensado em construir um lar de idosos mas, em conjunto com a Segurança Social, chegaram à conclusão de que havia uma maior necessidade de equipamentos para pessoas com deficiência. “Concluímos todos que aquilo que havia mais necessidade no campo social hoje era com as pessoas portadoras de deficiência. A nossa ideia inicial era construir um lar para idosos. No entanto, é uma zona onde há muitos lares de idosos e a população idosa já tem infra-estruturas no nosso distrito. As pessoas portadoras de deficiência são pessoas muito frágeis e não havia equipamentos suficientes. A abrangência é de 4 ou 5 por cento no nosso distrito e no país a média é muito baixa. Os equipamentos têm de ir ao encontro daquilo que é a necessidade das pessoas”, afirmou. 

 

O edifício começou a ser construído esta segunda-feira, num terreno cedido pela autarquia de Bragança, no Bairro Artur Mirandela. Para o vice-presidente da Câmara, Rui Caseiro, este é um equipamento necessário para o concelho. “Devemos reconhecer que esta obra é necessária para esta comunidade onde está inserida. Resultou de um levantamento feito nesta comunidade e, de facto, aquilo que vai oferecer é um acrescento àquilo que existe de ofertas no nosso concelho”, referiu. A obra deve estar concluída no final do próximo ano. Vai ter um lar residencial com capacidade para 24 utentes, um centro de actividades ocupacionais para 40 utentes e residências autónomas para 13 pessoas. Além disso promete criar 40 postos de trabalho.

O orçamento do empreendimento ronda os 2 milhões de euros, comparticipados em 1 milhão e 400 mil pelo POPH (Programa Operacional de Potencial Humano).

Escrito por Brigantia (CIR)