130 metros da conduta da barragem de Serra Serrada no concelho de Bragança estão com fugas de água

PUB.

Qua, 11/01/2023 - 09:23


A conduta da barragem da Serra Serrada, na serra de Montesinho, concelho de Bragança, está com fugas de água

Mais de uma centena de metros da conduta estão a verter água. A situação já se vem a arrastar há alguns meses, mas o vice-presidente da câmara, Paulo Xavier, garante que não há desperdícios.

“A própria imagem não é boa, mas não perdemos água, porque essa água é recuperada depois no açude da gralha cá em baixo e entra no circuito normal de tratamento da ETA”, explicou.

São 130 metros de conduta com problemas de fugas de água. De acordo com o vice-presidente, a obra para a reparação já foi adjudicada, mas o tempo chuvoso impossibilita os trabalhos.

“Reparámos que tínhamos problema em 130 metros, que já estão adjudicados. Estamos a falar de uma reparação especializada e ainda não foi possível pelo tempo chuvoso que temos tido. Estamos convencidos que dentro de 15 dias, logo que o tempo esteja mais seco, vamos fazer a intervenção”, disse.

Já no Verão o município tinha feito trabalhos de reparação na conduta, mas não foram suficientes.

A barragem da Serra Serrada está a funcionar desde 1989 e abastece o concelho de Bragança. A 9 de Janeiro, a albufeira excedia a capacidade total de volume de água, segundo a Agência Portuguesa do Ambiente.

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Ângela Pais