12 Ovelhas mortas em suposto ataque de lobos na Serra de Bornes

PUB.

Seg, 31/03/2008 - 13:05


Uma exploração ovina na serra de Bornes terá sofrido um ataque de lobos. Num rebanho de vinte e sete ovelhas, 12 foram mortas e as restantes ficaram feridas. Tudo aconteceu na madrugada de domingo, mas o proprietário só deu conta de manhã quando foi ao local.

 

Segundo a GNR de Macedo de Cavaleiros ainda não se pode confirmar que tenham sido lobos uma vez que os veterinários ainda não foram ao local. O comandante da GNR de Macedo de Cavaleiros, José Afonso, explica que, “foi feito um buraco na rede e terão entrado por aí os animais que atacaram o rebanho, nesse ataque morreram 12 ovelhas ficando as restantes 25 quase todas elas feridas.”

 

Para além das ovelhas há também 5 cordeiros mortos. “Animais mais pequenos que três deles não foram sequer encontrados pelo proprietário, podem ter sido comidos ou podem ter desaparecido por qualquer outra razão, mas não foram encontrados”, esclarece o comandante da GNR.

 A GNR foi chamada ao local mas o proprietário do rebanho ainda não apresentou queixa porque ainda não está comprovado que tenham sido os lobos a matar os animais.

“Não há qualquer queixa feita porque neste momento não será adequado fazê-lo sem saber exactamente o que se passou, foi informado o senhor de que deverá contactar os serviços do ministério da agricultura e eventualmente veterinários para que possam ir à exploração e avaliar a situação, para o homem ser ou não ressarcido”, conclui José Afonso, comandante da GNR de Macedo de Cavaleiros.

 

12 Ovelhas e cinco cordeiros mortos é o resultado de um suposto ataque de lobos que aconteceu ontem na Serra de Bornes.