Agente da PSP de Bragança participa pela oitava vez no Rali Dakar

PUB.

Sex, 23/01/2026 - 10:20


competição decorreu na Arábia Saudita, entre os dias 3 e 17 de janeiro. Tendo o agente feito parte da equipa logística da prova, integrando a Honda HRC

O agente Bruno Pires, da PSP de Bragança, acaba de regressar da Arábia Saudita, onde passou os últimos dias em mais um Rali Dakar. Esta é a oitava participação na prova, sendo que nas cinco primeiras edições foi o mecânico responsável pela Yamaha de António Maio.

Bruno Pires está agora dedicado à logística da prova, integrando a Honda HRC. O dia-a-dia, numa prova conhecida pela sua dureza, é bastante cansativo.

“O dia começa cedo, portanto é a montagem do sítio onde se montam as tendas para dar assistência às motos, as motos chegam, os mecânicos e engenheiros preparam a moto para a próxima etapa, entretanto recolhe-se tudo novamente, fazem-se os quilómetros de ligação para onde vai ser montado o parque de assistência do outro dia, e o processo é sempre o mesmo, é a montagem, é a manutenção das motos, é a desmontagem, e é, portanto, mais a deslocação para outro sítio. Este ano, no Dakar 2026, fizemos quase 5 mil quilómetros de assistências em corridas, porque a corrida vai andando de sítio para sítio, de província para província, e a parte logística tem que fazer o acompanhamento”, explicou.

A responsabilidade é o maior desafio e é comum a todas as edições, ainda que o agente da PSP já tenha participado em várias.

“Eu acho que em todas elas houve a responsabilidade de fazer com que as coisas corram bem. Porque são muitos dias de corrida, são muitos dias de treinos antes da corrida começar e é muito cansaço. Portanto, à margem de erro vai ganhando dimensão, vai aumentando consoante são os dias de corrida. Eu acho que o maior desafio que, toda a gente que está na estrutura, tem é não permitir que haja falhas. Portanto, é limitar essa janela”, disse.

O gosto pelos motores acompanha-o desde criança e quer continuar este projeto anual no Rali Dakar. E o agente da PSP ainda tem um grande objetivo para ver cumprido nesta experiência que é o Dakar. “Um objetivo pessoal que eu tenho era levantar realmente o prémio de ser primeiro nas motos a estar numa estrutura que ganhasse o primeiro lugar a geral”

A edição de 2026 do Rali Dakar de todo-o-terreno contou com oito mil quilómetros de extensão e a participação de cerca de 30 portugueses nas várias categorias. A prova disputou-se pelo sétimo ano consecutivo na Arábia Saudita, entre 3 e 17 de janeiro.

Escrito por Rádio Brigantia. 

Jornalista: 
Carina Alves