Qui, 22/01/2026 - 09:09
Promover a Inclusão social das pessoas com deficiência através da prática desportiva é possível e na região é, cada vez mais, uma realidade. A Associação de Futebol de Bragança, juntamento com o Centro Social Paroquial Santos Mártires, vão organizar o primeiro encontro de futebol inclusivo que decorre dia 29 deste mês.
Pedro Cepeda, da Associação de Futebol de Bragança, conta que o objetivo é chegar ao maior número de pessoas e fazer com que o projeto cresça.
“Nós tentamos e queremos chegar ao maior número de pessoas e ter a maior abrangência possível de pessoas a praticar desporto. Nós já temos uma oferta desportiva desde os mais pequeninos até aos mais veteranos, inclusive agora com o walking futebol. Faltava conseguir incluir também as pessoas com algum tipo de deficiência. Tivemos um encontro experimental no ano passado, correu às mil maravilhas, e então partimos para a realização de encontros mensais, sendo que este vai ser o primeiro em Mogadouro, organizado também com a ajuda do Espaço Mais. Mas como é óbvio, é um projeto que tem pernas para crescer e o nosso objetivo é obviamente chegar o mais longe possível e a mais instituições possíveis.”
Pedro Cepeda admite que a adesão das pessoas ao encontro experimental organizado em junho do ano passado o surpreendeu e deixou todos muito satisfeitos.
“A adesão que nós tivemos por parte de quem está à frente das instituições todas do nosso distrito foi uma coisa que nos deixou extremamente satisfeitos e foi muito fácil trabalhar e partir para a organização destes encontros. Estamos todos imbuídos do mesmo espírito, que é proporcionar momentos que não são comuns na vida destas pessoas, ou seja, terem um dia diferente, praticarem desporto e criar aqui momentos de convívio e de aprendizagem também. Ou seja, a nossa missão aqui é um pouco mais holística”, disse.
O Técnico de desporto dos Santos mártires, Sérgio Conde, conta que além dos benefícios sociais, este encontro desportivos visa promover o futebol adaptado e levar a atividade física até às pessoas com deficiência.
“Consideramos que é um instrumento de grande poder para desenvolver a pessoa com deficiência em vários sentidos, para promovermos a inclusão social e para promovermos a saúde. E depois também serve para afirmar, neste território do interior de Trás-os-Montes, a prática desportiva adaptada como uma possibilidade de inclusão da pessoa com deficiência. Serve também para afirmar o desporto adaptado como uma modalidade desportiva e reafirmar o compromisso que o Centro Social e Paroquial dos Santos Mártires tem tido ao longo do tempo como uma entidade promotora de atividades desportivas que sejam capazes de incluir as pessoas com deficiência na sociedade”, explicou.
O evento vai decorrer no Pavilhão Gimnodesportivo de Mogadouro, a partir das 9h30, vai reunir nove Instituições Particulares de Solidariedade Social provenientes dos concelhos de Bragança, Macedo de Cavaleiros, Mirandela, Valpaços e Mogadouro.
Escrito por Rádio Brigantia.
Foto: CM Bragança





