Barragem das Olgas desbloqueada marca início do mandato de Pedro Lima que promete requalificações e inovação na educação

PUB.

Ter, 25/11/2025 - 08:56


O presidente da câmara de Vila Flor, Pedro Lima, apontou como conquista dos primeiros 100 dias deste mandato, o avanço do projeto da Barragem Redonda das Olgas. Avançou ainda que Complexo Turístico do Peneireiro vai avançar e na educação o município vai apostar num projeto-piloto já no próximo ano

Pedro Lima foi reeleito como presidente da Câmara Municipal de Vila Flor, nas últimas autárquicas, a 12 de outubro. Nestas eleições, o concelho registou a votação mais expressiva (62,10%)  a nível autárquico. “Inovação” é a palavra-chave do autarca que compromete-se em aplica-la ainda mais no próximo ano.

Em entrevista à rádio Brigantia e ao jornal Nordeste, o autarca apontou como conquista dos primeiros 100 dias deste mandato, o avanço do projeto da Barragem Redonda das Olgas. O tribunal deu razão ao município e desbloqueou este investimento, que é considerado estruturante para a região.

A respetiva consignação está planeada para o início de 2026, segundo adiantou o autarca. “Remete-me logo para o maior investimento de sempre em Vila Flor. Estou a falar da Barragem Redonda das Olgas, a barragem de Freixiel, que significa um investimento perto de 20 milhões de euros, porque foi realmente um desbloqueio judicial. Quando o Tribunal deu razão ao município logo à primeira hora. Portanto, tivemos um concurso público internacional que decorreu com a normalidade. O quarto classificado deste concurso decidiu interpor uma ação judicial que, infelizmente, em Portugal têm de imediato um efeito suspensivo. Ficámos em suspenso durante mais de meio ano sem poder assinar contratos, sem poder seguir em frente. A respetiva consignação planeamos que seja para o início de 2026 e que será feita, permita-me dizê-lo, com pompa e circunstância, e à boa maneira de Vila Flor, com uma grande festa”.

Entre os projetos estruturais para o concelho, Pedro Lima destacou a renovação do Centro Cultural e também do Mercado Municipal, previstas para os próximos quatro anos. “Em vez de projetarmos construções novas, de raiz, e ignorarmos as existentes, optámos pela requalificação das existentes, torná-las mais atuais. Vai ser aqui na malha urbana, portanto no centro de Vila Flor, o Centro Cultural, que é palco de atividades muito ilustrativas do associativismo. Temos também a requalificação projetada do Mercado Municipal, que vai ser, digamos à imagem dos mercados, do Porto, como o do Bom Sucesso e do Bolhão”.

Outra das garantias deixadas nesta entrevista foi o arranque da requalificação do Complexo Turístico do Peneireiro, que será transformado num Ecoresort. A obra não tinha avançado por alegados pareceres atrasados da APA e do ICNF. “Tem que avançar e vai avançar. É uma pena que necessitemos de pareceres externos para requalificá-lo. Portanto, isso não faz sentido. Esperar um ano e meio para nos digladiarmos neste caso foi a Agência Portuguesa do Ambiente, para conseguirmos um parecer favorável condicionado e conseguimo-lo no dia 3 de outubro. Portanto, estamos em condições de avançar com a requalificação não só do Parque Campismo, mas também de mais vertentes de alojamento”, explicou.

Com foco nas pessoas e na educação, o autarca de Vila Flor revelou ainda que o município está a apostar num projeto-piloto. “Nos próximos quatro anos, a nossa fasquia vai ser retirar as crianças e jovens, dos 3 aos 18 anos, da sala de aula uma vez por mês. Temos esse desígnio, vamos cumpri-lo até ao final do mandato. Vamos já lançar em 2026 um projeto-piloto, escolhendo cinco áreas de visitação, como agricultura, economia, portanto empresarial, cultura e até património arqueológico”.

São algumas das propostas e projetos, para os próximos anos, de Pedro Lima.

A Rádio Brigantia e o Jornal Nordeste estão a realizar entrevistas aos autarcas que venceram as últimas eleições autárquicas, no distrito de Bragança. A entrevista ao presidente da Câmara de Vila Flor pode ser ouvida na íntegra a partir das 17h, de hoje, ou na edição desta semana do Jornal Nordeste.

Escrito por Rádio Brigantia

Jornalista: 
Rita Teixeira