Benjamim Rodrigues admite surpresa com resultado eleitoral e aponta juventude como fator decisivo

PUB.

Ter, 14/10/2025 - 09:18


Benjamim Rodrigues foi presidente de Macedo de Cavaleiros pelo partido socialista durante oito anos. Caso vencesse estas autárquicas partiria para um terceiro e último mandato. No entanto, após a vitória de Sérgio Borges por 516 votos de diferença

Benjamim Rodrigues, candidato do PS à Câmara de Macedo de Cavaleiros foi derrotado pelo candidato da Aliança democrática, Sérgio Borges nestas eleições autárquicas.

O médico socialista e agora ex-autarca, afirma que o resultado o surpreendeu e diz que o eleitorado jovem poderá ter feito a diferença, sobretudo nos boletins de voto da cidade. "Não estava de todo à espera, até porque, neste último mandato, fizemos um trabalho muito intenso quer fosse na área social, quer fosse na área do bem estar das pessoas e da juventude. Eu penso que aqui está uma grande parcela do eleitorado que nos deu a derrota. Na cidade tivemos uma derrota considerável e de facto acabou por ser estranho, enfim criou aqui uma certa estupefação porque não estava a contar de forma alguma com esta movimentação do eleitorado", explicou. 

Para os próximos 4 anos garante que o PSD terá de fazer face a uma oposição socialista exigente, nomeadamente depois de ter deixado projetos adjudicados. "Teremos ali pessoas altamente empenhadas, informadas e altamente fiscalizadoras. Não podemos esquecer que este executivo deixa uma carteira de obras na ordem dos 20 milhões de euros, com a possibilidade de crescer ainda com a possibilidade de vários investimentos que deixamos e por isso têm de ser prestadas contas, porque algumas estão concursadas e até adjudicadas", disse. 

Benjamim Rodrigues, que desempenha também o cargo de presidente da Federação Distrital do Partido Socialista, deixou ainda um comentário sobre a eleição de Isabel Ferreira à Câmara de Bragança. "O eleitorado quis com isto demonstrar que a cidade e o distrito precisavam de facto de uma capital mais pujante. Portanto, tinha que haver mudança e essa frescura vem através de uma pessoa com provas dadas, alguém que tem a experiência da governação a nível nacional. Eu acredito que a professora Isabel Ferreira tem todas as qualidades para criar aqui soluções, para fixar jovens, para fixar pessoas, por isso eu penso que ficamos todos a ganhar e precisava-se de uma capital de facto líder e com frescura", rematou.

Benjamim Rodrigues foi presidente de Macedo de Cavaleiros pelo partido socialista durante oito anos. Caso vencesse estas autárquicas partiria para um terceiro e último mandato. No entanto, após a vitória de Sérgio Borges por 516 votos de diferença, o partido socialista fica agora na vereação da autarquia macedense. 

Escrito por Brigantia. 

Jornalista: 
Cindy Tomé