BTT: Flávio Cipriano e Francisco Pires conquistam Ibérico Bike Race em Montalegre

PUB.

Ter, 09/09/2025 - 10:01


A quarta posição da geral foi ainda conquistada pelo Clube de Ciclismo de Vila Flor, que se fez representar por Victor Pereira e por Leonel Pereira

A dupla Flávio Cipriano e Francisco Pires, da União Ciclista de Bragança, foi a grande vencedora da 5.ª edição da Ibérico Bike Race, uma competição de BTT teve partida e chegada na Praça do Município de Montalegre, no distrito de Vila Real.

A Ibérico Bike Race foi constituída por três momentos. Na sexta-feira realizou-se um prólogo, com cerca de oito quilómetros de extensão. No sábado, aconteceu a etapa principal que teve a extensão de 82 quilómetros e, no domingo, a última prova teve a extensão de 62 quilómetros de percurso.

A dupla brigantina garantiu o triunfo com o tempo total de sete horas, três minutos e 47 segundos. Flávio Cipriano mostra-se surpreendido pela vitória e frisa que o sentimento de ter conseguido o primeiro lugar na geral é muito bom. “Não estávamos a contar vencer a geral. Sinceramente, nós íamos com o objetivo de vencer elites, mas claro, quando vimos que estava ao nosso alcance também poder fazer um bom resultado a nível de geral duplas, ficámos contentes por isso e lutámos até ao fim”, contou.

Flávio Cipriano indica que a primeira etapa da competição foi bastante dura.“Era super dura, subidas super longas, descidas muito técnicas, terreno acidentado. Fomos felizes, conseguimos ganhar essa etapa e dar dois minutos e meio de vantagem para a outra dupla. Na última etapa eram 60 quilómetros. Não era difícil nem técnico, só tinha uma dificuldade, que era a subida à Serra do Larouco, que eram 14 km de subida. Claro, no BTT, 14 km é uma distância de subida muito longa”.

Nem tudo foi um mar de rosas, a dupla brigantina teve de lutar contra a adversidade, visto que Francisco Pires teve uma queda.“O Chico sofreu uma queda e tivemos que gerir um bocado as coisas porque ficou um bocadinho maltratado. E a partir daí foi gerir. Conseguimos chegar a alcançar novamente a dupla, os nossos adversários. E a partir dali marcamos roda e seguimos com eles até ao final. Depois, na subida para o Castelo de Montalegre, conseguimos chegar à frente deles e sagrarmo-nos vencedores da geral duplas e categoria de Élites”, frisou.

Nota também para a quarta posição da geral conquistada pelo Clube de Ciclismo de Vila Flor, que se fez representar por Victor Pereira e por Leonel Pereira. A dupla da equipa transmontana finalizou a prova em sete horas, dezoito minutos e seis segundos. Competiram 28 equipas na Ibérico Bike Race em Montalegre.

Escrito por Brigantia.

Jornalista: 
Vitor Fernandes Pereira