Assinatura do protocolo para o estudo de ferrovia Porto-Zamora via Bragança está agendada para dia 23 de julho

PUB.

Qui, 10/07/2025 - 09:49


Estudo do traçado custará cerca de 1.5 milhões de euros 

O presidente da Comunidade Intermunicipal - Terras de Trás-os-Montes, Pedro Lima, anunciou, ontem, que dia 23 de julho, a CCDR Norte, a CIM, o ministro das infraestruturas, Miguel Pinto Luz, a Infraestruturas de Portugal e representantes do lado espanhol vão se reunir e assinar o protocolo que dará luz verde ao estudo do corredor ferroviário Porto-Zamora e que passará pela região.

“Este protocolo é o primeiro passo para que tenhamos um estudo dos traçados possíveis, para que se façam escolhas e para determinar, em breve, o trecho e passar para o projeto de execução”, disse.

Pedro Lima reconhece que este tem sido um processo longo e de financiamento pesado mas destaca que este investimento, estimado no valor total de 5.5 milhões de euros, “é o melhor para a região e para o país”.

O Presidente da CIM acredita que a ferrovia no norte de Portugal é uma preocupação europeia e que este protocolo é mais um passo que vai permitir desbloquear sub-regiões. O autarca acredita que este projeto é “estruturante, não só para Trás-os-Montes, mas também para toda a região norte”.

Pedro Lima acredita que este estudo do traçado, no valor de 1.5 milhões de euros, é importante uma vez que não pode apresentar problemas de planeamento.

“O estudo de corredor vai estudar as diversas opções que existem para depois haver uma decisão política sobre qual é que vai ser adotada para seguir para a fase de projeto de execução. Tem que ser um estudo ponderado, realista e possível”, frisou.

Os prazos para a finalização deste estudo ainda não foram definidos. No final da cimeira luso-espanhola, que aconteceu em outubro em Faro, o Primeiro-Ministro, Luís Montenegro, anunciou que a ligação ferroviária Porto-Zamora está em estudo e será aprofundada nos próximos anos, entrando na lista de investimentos a coordenar com Espanha. O Plano Ferroviário Nacional, aprovado em abril, determinou à Infraestruturas de Portugal a avaliação de investimento ferroviários prioritários entre Bragança-Zamora, Aveiro-Salamanca e entre Faro e Huelva.

Escrito por brigantia 

Jornalista: 
Cindy Tomé