Buscas realizadas ontem pela PJ na câmara de Bragança foram pedidas pela Procuradoria Europeia

PUB.

Qui, 05/06/2025 - 11:25


Procuradoria Europeia esclareceu que foram realizadas ainda 10 buscas domiciliárias e duas em empresas sob investigação

As buscas que a Polícia Judiciária realizou, ontem, na Câmara Municipal de Bragança foram pedidas pela Procuradoria Europeia. Isso mesmo foi confirmado, hoje, por este organismo, em comunicado.

A investigação está relacionada com as obras referentes à nova zona industrial e Circular Interior de Bragança, projetos concretizados quando Hernâni Dias, que voltou a ser eleito deputado da Aliança Democrática pelo distrito de Bragança, era presidente da câmara.

Segundo a Procuradoria Europeia, “os factos em investigação são passíveis de enquadrar a prática de crimes de fraude na obtenção de subsídio, participação económica em negócio, prevaricação, violação de regras urbanísticas e corrupção”. E esclareceu ainda que, ontem, além da investigação na câmara municipal, foram realizadas 10 buscas domiciliárias e noutras duas em empresas que estão a ser investigadas.

Esta investigação está a ser dirigida pela Procuradoria Europeia no Porto, com o objetivo de esclarecer a eventual ocorrência de “infrações criminais”. Em causa estão projetos financiados por fundos europeus, num total de 3,4 milhões de euros.

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Carina Alves